A pandemia do novo coronavírus foi responsável pelo cancelamento de eventos de todos os tipos, mas o calendário esportivo foi um dos mais afetados em todo o mundo. Até mesmo as Olimpíadas — que concentram provas de praticamente todos os estilos esportivos — foram adiadas para 2021. Mas outros campeonatos, do futebol brasileiro até o rugby na Irlanda e o basquete norte-americano, também foram influenciados.
O E-Dublin listou alguns dos principais eventos atingidos pelo coronavírus e a previsão para a volta de suas atividades no Brasil e no mundo.
Os campeonatos estaduais e nacionais de futebol foram todos suspensos por tempo indeterminado. No dia 13 de março, a CBF, seguindo a orientação o Ministério da Saúde, determinou que todas as partidas de futebol marcadas para São Paulo e Rio de Janeiro fossem realizadas sem a presença de público.
Na sequência, no dia 15 de março, com o iminente agravamento da crise, a CBF decidiu suspender por tempo indeterminado todos os jogos sob sua responsabilidade que estavam em andamento. São eles: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.
A CBF também informou que as Federações Estaduais teriam autonomia para deliberar sobre os campeonatos sob a responsabilidade de cada federação.
A Liga Nacional de Basquete e os clubes decidiram pela suspensão do campeonato com reavaliação da situação em novo encontro com os clubes.
Em reunião realizada no dia 19 de março, CBV, clubes e comissão de atletas decidiram finalizar o campeonato da Superliga Feminina de Vôlei 2019/2020 sem definição de campeão. Já a Superliga Masculina de Vôlei 2019/2020 segue paralisada conforme definido em votação na reunião de 19 de março, com uma nova reunião marcada para o mês de abril a fim de reavaliar a situação.
A Gaelic Athletic Association (GAA), do futebol gaélico, um dos principais esportes irlandeses da atualidade, suspendeu todas as atividades dos times e atletas e qualquer atividade relacionada ao Futebol da Ilha Esmeralda até novas instruções das autoridades de saúde do país em relação à quarentena.
A Irish Rúgbi Football Union (IRFU) definiu que todas as ligas de Rúgbi da temporada 2019/2020 estão encerradas sem definição de campeão ou a divisão do título para os que estavam disputando a final.
A European Professional Club Rúgbi (EPCR), organizadora da Heineken Champions Cup, anunciou também o adiamento das fases finais do campeonato da temporada 2019/2020 com previsão de realização dos jogos das semifinais e finais para o início do mês de maio.
O UEFA Euro 2020 — Campeonato Europeu de Seleções — foi definitivamente adiada por 12 meses, com previsão de realização de 11 de junho a 11 de julho de 2021. Esse adiamento visa dar prioridade à finalização das ligas nacionais e aos campeonatos europeus de clubes.
Leia também: Primeiro-ministro irlandês volta à medicina para lutar contra o Covid-19
As finais da Champions League, Europa League e Women’s Champions League, originalmente agendadas para o mês de maio, estão adiadas sem nova data prevista.
A Premier League foi suspensa, pelo menos, até 30 de abril, com previsão de continuação do campeonato. A Liga espanhola foi paralisada, com as rodadas sendo adiadas para reavaliação da situação do campeonato após o período de quarentena.
A Federação Italiana de Futebol definiu que todas as partidas de futebol estão suspensas. A continuação ou não do campeonato e a definição de campeão e os times com acesso às ligas europeias e descenso serão deliberadas futuramente.
O campeonato mundial de Fórmula 1, que iniciaria no final de semana de 12 a 15 de março, com o GP da Austrália, teve o Primeiro Grande Prêmio do ano cancelado. Também foi cancelado o Grande Prêmio de Mônaco, que teria sua realização no final de semana de 21 a 24 de maio. De acordo com o Automóvel Clube de Mônaco, devido às grandes incertezas em relação à pandemia, dificilmente seria possível realizar o evento em uma nova data ainda em 2020.
Outros seis eventos de Fórmula 1 estão adiados, são eles: Bahrain, Vietnam, China, Holanda, Espanha e Azerbaijão. Todos os GPs que estão adiados ainda não têm previsão de realização, uma vez que a pandemia toma conta da Europa e do mundo sem uma previsão segura de se encerrar.
Em 11 de março, um jogador do Utah Jazz testou positivo para o vírus COVID-19, o que causou o cancelamento imediato da partida que seria realizada no mesmo dia. O jogador não estava presente no ginásio. No dia seguinte, outros diversos atletas foram confirmados como positivo para o vírus, o que resultou na suspensão da temporada 2019-2020, algo inédito na história da Liga, e ainda sem previsão de retomada do campeonato.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê organizador Local Tóquio 2020 realizaram uma reunião em 24 de março e decidiram em definitivo adiar os Jogos Olímpicos para 2021.
Nos últimos dias, as federações de alguns países participantes, como Canadá, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, França e Brasil vinham pressionando o COI para anunciar o adiamento ou não iriam enviar seus atletas para os Jogos.
Esse era provavelmente o único grande evento que ainda estava pendente de confirmar o adiamento devido à pandemia que o vírus COVID-19 trouxe para todo o planeta.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…