Após a França registrar a primeira morte por coronavírus — o Covid19 — em seu território, a Itália chocou a Europa ao anunciar mais de 200 infectados e sete mortes praticamente instantâneas. Essa foi a primeira vez que pacientes não tiveram uma ligação epidemiológica clara e os casos estão sendo estudados pela Organização Mundial de Saúde para saber como os italianos do norte do país foram infectados. A Irlanda soltou comunicado aos seus cidadãos para evitar viagens à Itália, principalmente na região norte.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu um apelo a todos os países para prepararem a sua resposta ao novo coronavírus em sua página no Twitter. Ao mesmo tempo que os casos na China estão reduzindo, o mundo vem registrando novos casos da doença sem contato direto com outros infectados ou viagens à China, o que torna o contágio um mistério.
Leia também: Casal de irlandeses estão em cruzeiro japonês com surto de coronavírus
A Itália é o país europeu mais atingido pela epidemia. O último registro de óbito foi de um senhor de 80 anos que estava com a doença e morreu de infarto em Lodi, na região da Lombardia. Escolas foram fechadas, além de pontos turísticos e até mesmo cidades inteiras isoladas para evitar que o vírus se dissemine na Itália. Na China, há 75.569 casos confirmados e 2.239 mortes. No mundo, são mais de 78 mil casos confirmados.
O The Department of Foreign Affairs (Departamento de Relações Exteriores) da Irlanda soltou uma nota afirmando que com o aumento dos casos na Itália, o próprio governo italiano impôs restrições de viagem às cidades de Codogno, Castiglione d’Adda, Casalpusterlengo, Fombio, Maleo, Somaglia, Bertonico, Terranova dei Passerini, Castelgerundo e San Fiorano.” Por enquanto, estamos aconselhando os cidadãos a não viajar para essas cidades”, diz a nota.
O próprio governo italiano possui informações no site oficial da saúde do governo. O E-Dublin já publicou uma matéria que mostra as orientações gerais para viajantes a respeito do coronavírus.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…