Coronavírus: pubs na Irlanda podem reabrir só em 2021

Com a pandemia do coronavírus, o ministro da Saúde, Simon Harris, afirmou que a Irlanda pode não ver seus pubs reabertos totalmente até 2021. Ele está descartando reuniões de massa no país em um futuro próximo, isso acontecendo apenas quando uma vacina contra o Covid-19 seja encontrada.

A Irlanda possui 7,193 pubs, que são alguns dos principais estabelecimentos tradicionais na ilha com foco no turismo. Só em Dublin estão 751 deles. Até agora, 50 mil funcionários de pubs estão recebendo auxílio governamental desde que eles foram fechados, em 15 de março. O lockdown atual tem vencimento no dia 5 de maio.

“O que não voltará rapidamente são cenários em que não precisaremos nos distanciar socialmente, com segurança. Portanto, não vejo como as pessoas podem estar em bares lotados novamente, desde que esse vírus ainda esteja conosco e não tenhamos uma vacina ou um tratamento eficaz”, disse Harris ao Sunday Independent.

A perspectiva de que os bares não abram até que uma vacina para o Covid-19 seja criada foi descrita como um “cenário de pesadelo” pela The Licensed Vintners Association (LVA), associação comercial irlandesa. Segundo matéria da RTÉ, o CEO da LVA, Donall O’Keeffe, afirmou que se os pubs voltarem a funcionar apenas em 2021, a maioria deles irá fechar as portas para sempre.

Continua após a publicidade

Leia também: Coronavírus: como fazer compras com segurança?

“O LVA e seus membros apoiarão absolutamente quaisquer medidas consideradas necessárias ao interesse da saúde pública, como fizemos desde o início desta crise, mas se for necessário fechar bares até 2021, é essencial que seja introduzido um esquema de apoio específico aos pubs”, afirmou. Ele também destaca que o apoio aos funcionários de pubs que perderam seu emprego deverá ser estendido.

De acordo com o Dublin Live, o primeiro-ministro Leo Varadkar afirmou que espera que os pubs possam ser abertos antes de uma vacina contra o Covid-19 seja descoberta.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025