A busca por um espaço no mercado de trabalho no exterior pode ser bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Ao aplicar para uma vaga de emprego, além de caprichar no currículo e no perfil do LinkedIn, é essencial preparar uma boa “cover letter”, ou seja, uma carta de apresentação.
Neste artigo, vamos mostrar detalhes sobre o que é e como fazer uma “cover letter” de forma correta para aumentar suas chances de conseguir o tão sonhado trabalho no exterior.
Ah, essas dicas também valem para quem quer montar uma carta de apresentação para empregos no Brasil, ok?
Então, vamos lá?
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“Cover letter” é exatamente o que o nome diz: uma “carta de apresentação” do seu currículo. Quase uma sinopse de um filme ou aquele resumo na parte de trás de um livro, que dá uma visão geral da história.
No Brasil, não é muito comum criar formalmente uma carta de apresentação, mas, em geral, aquele e-mail que você envia dando um breve descritivo da sua carreira tem o mesmo papel.
Entre os recrutadores brasileiros, esse e-mail, que resume sua vida profissional em alguns parágrafos, pode não ser tão avaliado. Porém, a carta de apresentação, até mesmo por influência dos países estrangeiros, tem ganhado destaque na hora de contratar.
Já na Europa, é obrigatório ter uma “cover letter” na hora de aplicar para uma vaga de emprego, tamanha a sua importância. Desenvolver um bom texto e enviá-lo junto ao currículo é uma maneira de se apresentar de forma mais direcionada à empresa para a qual você está aplicando.
E esse detalhe pode despertar a atenção do recrutador e fazer com que seu CV seja avaliado e, assim, possivelmente, você será chamado para uma entrevista.
O primeiro passo para escrever uma “cover letter” é saber o que você quer da sua vida profissional, ou seja, em qual área você pretende atuar e como você se vê daqui a alguns anos. Isso vai alterar alguns detalhes importantes do seu texto, já que cada profissão tem suas particularidades a serem exaltadas.
Ao começar a redigir sua “cover letter”, pergunte-se: “por alguém deve me contratar?”. Tenha a resposta para essa pergunta e sua carta de apresentação será bem-sucedida. Afinal, é preciso saber qual qualidade sua o transforma no profissional exato para a vaga oferecida pela empresa.
Em outras palavras, a “cover letter” é uma forma de “se vender” ao recrutador, fazendo com que ele sinta vontade de abrir seu currículo e marcar a primeira entrevista com você.
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Vamos responder todas essas perguntas!
Ao iniciar sua “cover letter”, procure ser o mais específico possível, mostrando que você sabe a quem se dirige. Tente trocar o “Dear. Mr/Mrs Manager” pelo nome do recrutador, por exemplo. Mostre que você fez o dever de casa e realmente se interessou pela vaga, e não copiou e colou, atirando para todos os lados.
No primeiro parágrafo, escreva para qual vaga está aplicando e apresente-se provando ser um bom candidato. Cite as habilidades e qualificações que o diferem dos demais. Não deixe também de dizer o motivo pelo qual se interessou pela oferta de emprego e pela empresa. O que nos leva à próxima dica.
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Estude a empresa para a qual você vai se candidatar. Assim, o recrutador percebe, de forma indireta, que você já adquiriu conhecimento sobre o trabalho que é feito na companhia, bem como os valores dela. Procure entender como a instituição funciona, o que ela preza e procura em um funcionário, e você sairá na frente.
Ao pesquisar sobre a empresa, você pode descobrir que é exatamente o profissional que ela procura no mercado de trabalho. Identifique o que o diferencia, o que o torna essencial e uma ferramenta que vai contribuir para a empresa, e insira isso de forma direta na sua “cover letter”.
Por exemplo, se você descobrir que a empresa irlandesa está buscando ampliar seus negócios para o mercado da América do Sul, não deixe de mencionar que você é brasileiro e tem vasta experiência sobre o mercado local. Isso já o coloca à frente de candidatos europeus que não apresentam tal conhecimento.
Além de se identificar, dizer sua formação e sua experiência, é preciso responder algumas perguntinhas que farão o recrutador querer analisar ou descartar o seu currículo.
Saiba quais são:
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É muito comum, principalmente entre os principiantes, escorar-se nas ferramentas de tradução online para resolver qualquer situação. Fique atento: não dá para escrever uma “cover letter” dessa forma.
Fica sempre muito nítido quando o candidato fez uso desse atalho, isso porque os tradutores online são literais e, algumas vezes, o texto não faz sentido. Isso já faz com que o recrutador se desinteresse pelo seu perfil ou priorize algum outro, mais caprichoso.
O ideal, nesse caso, é sempre pedir a opinião de alguém que tenha um maior domínio da língua: um professor de inglês, um falante nativo ou um amigo mais experiente. Não faça com que um erro de tradução jogue sua chance na lixeira.
Agora que você já sabe o que fazer (e também o que não fazer), dá uma olhada no modelo de carta de apresentação para você se inspirar e entender como é na prática. Lembrando que o texto não deve passar de 200 palavras.
“Dear Mr. Giansante,
I am writing to apply for the Web Developer position advertised on the E-Dublin.
The opportunity presented in this listing is very interesting, and I believe that my strong technical experience and education will make me a very competitive candidate for this position. I am also certificated on:
Nuclear Power management
Tequila Shot DS3 and B52’s
Whatever Mega Foda III
I also have experience in learning and excelling at new technologies as needed. I am currently holding a student visa which allows me to work part-time during 6 months and full-time in the next 6 months, however I am flexible for freelancing negotiation.
Please find enclosed my CV for your appreciation.
I can be reached anytime via email at leitor-e-dublin@email.com or my mobile, 087 Vodafone 77.
Thank you for your time. I look forward to hearing back from you.
Sincerely,
Homer Simpson”
Dica: escreva a carta em uma ferramenta de texto que ajude na correção da gramática. Entre elas, o Google Docs tem usado uma tecnologia que identifica erros de grafia, pontuação e aprimora a linguagem.
Como você pode ver, a “cover letter” é quase um resumão do seu currículo, acompanhado por algumas informações importantes como: a situação do seu visto e a sua flexibilidade para trabalhar.
Não se limite ao que foi dado a você. São detalhes como esse que podem fazer o recrutador pegar o telefone e ligar de volta. Ah, e tente não prolongar muito a sua carta. Seja sucinto e direto ao ponto.
Quer entender melhor sobre como fazer sua “cover letter”? Apresentamos um modelo completo dela:
Agora que você já entendeu melhor como fazer uma “cover letter”, que tal se aprofundar ainda mais no assunto “trabalho no exterior”? O edublin pode dar uma mãozinha no caminho de entrada para aquela tão sonhada vaga de emprego fora do país. Saiba tudo sobre o assunto acessando nossos artigos sobre esse tema.
Além disso, temos disponível um curso online chamado “Do Zero ao Emprego no Exterior”, que oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas.
Se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos os ebooks completíssimos para ajudar você a realizar esse sonho.
A ‘cover letter’ é um resumo do currículo em formato de carta. Escreva para qual vaga está aplicando e apresente-se provando ser um bom candidato. Cite as habilidades e qualificações que o diferenciam dos demais. Não deixe também de dizer o motivo pelo qual se interessou pela oferta de emprego e pela empresa.
No Brasil, não é muito comum criar formalmente uma carta de apresentação, mas, em geral, aquele e-mail que você envia dando um breve descritivo da sua carreira tem o mesmo papel. Entre os recrutadores brasileiros, esse e-mail, que resume sua vida profissional em alguns parágrafos, pode não ser tão bem avaliado. Porém, a carta de apresentação, até mesmo por influência dos países estrangeiros, tem ganhado destaque na hora de contratar.
O primeiro passo para escrever uma “cover letter” é saber o que você quer da sua vida profissional, ou seja, em qual área você pretende atuar e como você se vê daqui a alguns anos. Isso vai alterar alguns detalhes importantes do seu texto, já que cada profissão tem suas particularidades a serem exaltadas.
Estude a empresa para a qual você vai se candidatar. Assim, o recrutador percebe, de forma indireta, que você já adquiriu conhecimento sobre o trabalho que é feito na companhia, bem como os valores dela. Procure entender como a instituição funciona, o que ela preza e procura em um funcionário, e você sairá na frente.
“Cover letter” é quase um resumão do seu currículo, acompanhado por algumas informações importantes como: a situação do seu visto e a sua flexibilidade para trabalhar. Não se limite ao que foi dado a você. São detalhes como esse que podem fazer o recrutador pegar o telefone e ligar de volta. Ah, e tente não prolongar muito a sua carta. Seja sucinto e direto ao ponto.
Ao iniciar sua “cover letter”, procure ser o mais específico possível, mostrando que você sabe a quem se dirige. Mostre que você fez o dever de casa e realmente se interessou pela vaga, e não copiou e colou, atirando para todos os lados.
No primeiro parágrafo, escreva para qual vaga está aplicando e apresente-se provando ser um bom candidato. Cite as habilidades e qualificações que o diferem dos demais. Não deixe também de dizer o motivo pelo qual se interessou pela oferta de emprego e pela empresa. O que nos leva à próxima dica.
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