Nesta semana, um dos supermercados mais populares da Europa, o Lidl, anunciou que iniciará a venda de testes para Covid-19 em suas unidades, incluindo a República da Irlanda.
“A partir de 7 de maio, estaremos vendendo testes de antígeno em todas as 168 lojas na Irlanda. Com um limite máximo de 5 packs por cliente, estarão à venda por € 24,99 cada. O pacote contém 5 kits de testes”, diz o comunicado.
A venda, porém, tem preocupado o Departamento de Saúde do país. A Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública da Irlanda disse que o uso de testes dos supermercados representam um “risco real” e uma falsa garantia de proteção.
“Os consumidores não devem comprar kits de teste de antígeno vendidos em supermercados devido ao risco de resultados falsos”, disse o médico-chefe da Equipe, Dr. Tony Holohan. Ele ressaltou que a sensibilidade do teste é de 50%, ou seja, falha em detectar metade dos casos, dando risco a um potencial espalhamento do vírus.
Segundo matéria do Irish Times, testes antígenos são mais rápidos e baratos do que os testes de PCR, mas são menos precisos, principalmente quando uma pessoa não apresenta sintomas.
Pelo Twitter, o Lidl Ireland disse que “à medida que adicionamos esses testes de antígeno à nossa linha, recomendamos que nossos clientes continuem a seguir rigorosamente os conselhos de saúde pública”. “Esperamos que, ao oferecer-los, esses testes adicionem um nível extra de segurança aos nossos clientes, conforme eles seguem esse conselho.”
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…