Os líderes da coalizão entre Fine Gael, Fianna Fáil e Green Party se reuniram com autoridades médicas nesta segunda-feira para decidir as mudanças no nível de lockdown do país, depois que foram registrados novos recordes de contaminação pela Covid-19, chegando a 50 mil infectados desde o início da pandemia.
O gabinete do governo decidiu por colocar o país no Nível 5, o mais restrito e que mais se assemelha com o primeiro lockdown, em março, mas com algumas mudanças. A medida começa valer à meia-noite de quarta-feira, 21 de outubro, para quinta-feira, 22 de outubro.
Entre as restrições estão a venda de comida pelos restaurantes apenas por takeaway e delivery, além do fechamento de lojas não essenciais, proibição de visitas em casas, entre outras restrições. No entanto, escolas e creches permanecerão abertas.
A Irlanda ficará sob esse novo nível, por enquanto, durante seis semanas, até o fim de novembro, com possíveis mudanças em quatro semanas.
Nível 5 do lockdown na Irlanda:
Leia também: Auxílio emergencial volta a ser € 350 por semana na Irlanda
Segundo publicou a RTÉ, o objetivo é tentar garantir que os negócios voltem a funcionar antes do Natal e que o país volte ao Nível 3 no final de novembro e ao Nível 2 antes de 25 de dezembro.
Veja o pronunciamento do primeiro-ministro Micheál Martin sobre o Nível 5 do lockdown:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…