Notícias

Covid-19: lockdown deve ser estendido na Irlanda até março e medidas drásticas deverão restringir viajantes

O subcomitê para assuntos relacionados à Covid-19 recomendou uma extensão do Nível 5 do lockdown na Irlanda até, pelo menos, 6 de março. Além disso, aprovou medidas rígidas para restringir viagens internacionais e penalidades para quem violar as regras nacionais de combate à doença.

Entre as decisões tomadas estão a quarentena obrigatória para todos os passageiros provenientes da África do Sul e do Brasil. Segundo o jornal Irish Times, a comissão também recomenda que, quem chegar desses países deverá ficar hospedado em um hotel designado pelo Estado. Os custos deverão ser pagos pelos próprios viajantes.

Segundo o The Journal, a ideia é que exista o policiamento de firmas particulares de segurança para garantir o isolamento destes viajantes.

Os vistos de férias de curto prazo desses dois países, onde existem variantes novas e imprevisíveis da Covid-19 em circulação, também serão paralisados temporariamente.

Continua após a publicidade

Passageiros de outros países que não apresentarem um teste PCR negativo realizado nas 72 horas antes da viagem também poderão ser colocados em quarentena obrigatória num hotel.

Poderá haver multa em até € 2.500 e possível prisão de seis meses para quem não tiver o teste negativado.

Haverá, ainda, sanções criminais por violação da exigência legal de se isolar após a chegada e não será mais apenas um “conselho”.

Postos de controle da Garda estarão dentro de 5 km da fronteira em seis condados no nordeste e noroeste para evitar viagens desnecessárias para o Norte e em estradas com direção a aeroportos, impedindo também que turistas irlandeses voem para o exterior durante esta fase crítica da pandemia.

Haverá uma reunião plenária do Gabinete na manhã terça-feira, 26 de janeiro, para aprovação das novas regras e definição de datas e mais detalhes. Vale lembrar que o subcomitê é presidido pelo próprio primeiro-ministro Micheál Martin, o que significa que as regras provavelmente devem ser mantidas.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025