O subcomitê para assuntos relacionados à Covid-19 recomendou uma extensão do Nível 5 do lockdown na Irlanda até, pelo menos, 6 de março. Além disso, aprovou medidas rígidas para restringir viagens internacionais e penalidades para quem violar as regras nacionais de combate à doença.
Entre as decisões tomadas estão a quarentena obrigatória para todos os passageiros provenientes da África do Sul e do Brasil. Segundo o jornal Irish Times, a comissão também recomenda que, quem chegar desses países deverá ficar hospedado em um hotel designado pelo Estado. Os custos deverão ser pagos pelos próprios viajantes.
Segundo o The Journal, a ideia é que exista o policiamento de firmas particulares de segurança para garantir o isolamento destes viajantes.
Os vistos de férias de curto prazo desses dois países, onde existem variantes novas e imprevisíveis da Covid-19 em circulação, também serão paralisados temporariamente.
Passageiros de outros países que não apresentarem um teste PCR negativo realizado nas 72 horas antes da viagem também poderão ser colocados em quarentena obrigatória num hotel.
Poderá haver multa em até € 2.500 e possível prisão de seis meses para quem não tiver o teste negativado.
Haverá, ainda, sanções criminais por violação da exigência legal de se isolar após a chegada e não será mais apenas um “conselho”.
Postos de controle da Garda estarão dentro de 5 km da fronteira em seis condados no nordeste e noroeste para evitar viagens desnecessárias para o Norte e em estradas com direção a aeroportos, impedindo também que turistas irlandeses voem para o exterior durante esta fase crítica da pandemia.
Haverá uma reunião plenária do Gabinete na manhã terça-feira, 26 de janeiro, para aprovação das novas regras e definição de datas e mais detalhes. Vale lembrar que o subcomitê é presidido pelo próprio primeiro-ministro Micheál Martin, o que significa que as regras provavelmente devem ser mantidas.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…