Covid-19: políticos perdem cargos na Irlanda por ‘mau comportamento’
4 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Já imaginou o que pode acontecer com um político que não respeita regras de restrições de movimentos para conter a pandemia do Covid-19 em seu país? Pois bem, na Irlanda três integrantes do governo e do congresso pediram demissão de seus cargos após serem flagrados por “mau comportamento” durante a pandemia do Covid-19. As atitudes foram consideradas vergonhosas e pressionaram para que eles renunciassem.
Na semana passada, o chefe do Departamento de Turismo do país foi forçado a sair do cargo depois de ter viajado para a Itália. Nesta sexta-feira, 21 de agosto, foi a vez da renúncia de um ministro do governo e um senador depois de participarem de evento que reuniu cerca de 80 pessoas.
Michael Cawley chefiava o Fáilte Ireland, National Tourism Development Authority (Autoridade Nacional de Desenvolvimento do Turismo) e já havia integrado outras áreas do governo, mas precisou se desligar após ter viajado para a Itália bem no dia em que a Irlanda registrava seu maior número de novos casos de coronavírus desde maio, 200, em 15 de agosto.
Apesar da Itália estar na “green list” de países de onde pode-se voltar para a Irlanda sem a necessidade de fazer quarentena, o governo segue insistindo para que as pessoas viagem apenas em casos de emergência e essenciais.
Não foi o que aconteceu com Cawley. Ele foi passar as férias em território italiano, ignorando todos os conselhos do governo, o que causou um mal-estar e o forçou a pedir as contas.
Ministro da Agricultura e senador renunciam após evento de golf
Supreme Court Judge Seamus Woulfe has said he attended the Oireachtas Golf Society event on the understanding that it would be within the Government public health guidelines https://t.co/gHeO69PYd4
— RTÉ News (@rtenews) August 21, 2020
O ministro da Agricultura irlandês Dara Calleary renunciou ao cargo no governo após participar de um jantar. Junto com ele, o senador Jerry Buttimer confirmou que também deixará sua posição no Legislativo.
O evento foi uma confraternização da Oireachtas Golf Society (sociedade de golf do órgão legislativo da República da Irlanda), que celebrava seu 50º aniversário, e ocorreu no início da semana, reunindo vários políticos e pessoas ligadas a partidos políticos e que aparentemente violou as restrições do Covid-19 do país, já que desde junho eventos fechados devem ser limitados a 50 pessoas com distanciamento social.
O evento foi um escândalo governamental e político para o país, ganhando as capas dos principais jornais. O primeiro-ministro Micheál Martin disse que a presença de Calleary no evento foi “um erro de sua parte” e que sua renúncia foi a decisão certa para o país.
Leia também: Coronavírus: após crescimento de casos, Irlanda revê flexibilização do lockdown
“Pessoas em todo o país têm feito sacrifícios pessoais muito difíceis em suas vidas familiares e em seus negócios para cumprir os regulamentos da Covid. Este evento não deveria ter ocorrido da maneira que foi dada”, disse Martin.
Segundo o jornal Irish Times, muitos outros políticos estavam envolvidos com o jantar, mas apenas se desculparam.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Carreira Internacional
Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os...
1 dia atrás
-
Destinos pela Irlanda
Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último...
3 dias atrás