O Departamento de Business Enterprise and Innovation (DBEI) publicou recentemente dados estatísticos sobre a emissão de vistos de trabalho para cidadãos não-europeus residentes na Irlanda em 2019. O órgão é responsável por promover empregabilidade e melhores padrões de vida em todas as regiões do país.
Segundo o levantamento, entre janeiro e agosto de 2019, foram emitidos um total de 9649 novos vistos de trabalho, o work permit. Nesse período, 1520 vistos foram renovados, 852 recusados e 628 tiveram o processo de aplicação cancelado antes mesmo do veredito final.
A boa notícia é que, mais uma vez, os brasileiros estão no topo da lista de nacionalidades que se beneficiaram com o work permit. Os dados do DBEI mostram que 917 brasileiros foram contemplados com o visto até o mês de agosto, enquanto durante todo o ano de 2018 um total de 818 vistos de trabalho foram emitidos para cidadãos brasileiros na Irlanda.
Assim, o Brasil fica atrás apenas da Índia, com 3287 vistos emitidos, na lista de nacionalidades que mais receberam work permit na Irlanda durante este ano. Também integram o top 5 os Estados Unidos, com 640 vistos, Paquistão, com 484 vistos e Filipinas, com 480 work permits emitidos até agosto de 2019.
O setor que lidera a emissão de vistos de trabalho na Irlanda é o de Serviços, seguido pelo de Saúde e Indústria.
Como você já deve imaginar, muitas empresas de tecnologia sediadas na Irlanda lideram a lista de companhias que mais empregam cidadãos estrangeiros.
Entre as gigantes multinacionais estão Google, Amazon, Accenture, Facebook, Huawei, IBM, Microsoft, entre outras. Hospitais e empresas do setor farmacêutico, como a Ernst & Young, por exemplo, também figuram entre as principais empresas que emitiram work permit este ano.
Como a maioria dessas grandes empresas estão localizadas em Dublin, um total de 6320 profissionais estrangeiros residentes na capital irlandesa foram beneficiados com o work permit. Cork ocupa a segunda posição, com 821 vistos emitidos no condado, seguido por Limerick, com 406 vistos.
A alta demanda de profissionais qualificados para atuarem em diversos setores do mercado irlandês se deve ao aquecimento da economia irlandesa, além do grande número de multinacionais estrangeiras sediadas no país.
Consequentemente, o país importa talentos da área de TI para suprir a demanda do seu mercado de trabalho. Entretanto, as vagas não se restringem apenas ao setor tecnológico, expandindo-se para a área de saúde, finanças, gastronomia, contabilidade, entre outras.
Precisando de orçamento para o seu intercâmbio? Comece por aqui!
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…