Categories: Notícias

Cresce número de Brasileiros deportados na Europa

Outro dia publicamos aqui no E-Dublin que o comportamento da imigração irlandesa vinha mudando e que entrar no país já não parece tão tranquilo como antes.  Em 2015, por exemplo, o número de brasileiros deportados da ilha verde chegou a 350, recorde absoluto.

Mas essa, não é uma realidade apenas na Irlanda. Em 2017, a nacionalidade brasileira apareceu na segunda posição entre as mais recusadas ou obrigadas a voltar ao país de origem, na Europa. Dados da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas -Frontex.

Em 2017 o número de deportados por dia chegou a 18. Desde 2011 o Brasil não entrava no top 10 países com mais casos de deportações. A vontade de sair do Brasil, associada à crise econômica brasileira que ganhou força em 2015, colocou os nacionais brasileiros no olho do furação, justamente em um momento onde as leis imigratórias e barreiras físicas ficaram mais restritas em todo o mundo.

O cerco tem crescido também em torno dos imigrantes ilegais. Ano passado o número de imigrantes ilegais expulsos ultrapassou 300mil em toda a Europa.

Continua após a publicidade

Na Irlanda, os brasileiros aparecem, também, em outro gráfico citado no relatório, mas dessa vez de forma positiva, mostrando os cidadãos que vivem em situação legal no país. Nosso país ocupa a primeira posição entre as cinco nacionalidades registradas com residência legal, com objetivo de estudos, trabalho ou motivos familiares. Logo depois do Brasil, estão a China e os Estados Unidos.

Número de brasileiros deportados na Europa subiu em 9,5% segundo Frontex. Foto: Shutterstock

O Serviço de Naturalização e Imigração Irlandesa (INIS) relaciona o aumento no número significativo de deportações, às condições econômicas  e também, ao número crescente de imigrantes que escolhem a ilha como nova residência, já qu a Irlanda ao sair da recessão se consolidou como país que oferece boas condições de trabalho.

Em 2016, os esforços para impedir a imigração ilegal é o objetivo do órgão, e existe a grande possibilidade das deportações aumentarem. Sendo assim, o número de vistos concedidos também pode sofrer uma queda durante este ano.

Aos brasileiros que pensam em vir para a Irlanda, lembrem-se quais são os propósitos de sua viagem e avalie as possibilidades. Evite estratégias mirabolantes para permanecer no país e foque nas possibilidades concretas. É fato que vir para a Ilha Esmeralda já não é mais fácil e tão barato quanto há alguns anos. Vale ficar ligado em todas as regras e requisitos para se obter o visto no país e principalmente nos perigos que se corre, como ser recusado a entrar no país ou até mesmo deportado.

Para saber mais sobre custo de vida, confira as nossas postagens sobre quanto custa viver na Irlanda e quanto se ganha e se gasta na Ilha Esmeralda.

Júlia Paniz

Formada em Jornalismo, trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Recent Posts

Tempestade Éowyn deve afetar a irlanda com ventos fortes, chuva e neve nesta quinta-feira

O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…

21 de janeiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’: cinema de Dublin tem 5 sessões esgotadas para o filme e promove evento extra

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…

21 de janeiro de 2025

Morar na Austrália: vistos, planejamento e cidades para viver em 2025

Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…

21 de janeiro de 2025

Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2025)

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…

20 de janeiro de 2025

Bolsa de estudos na Irlanda 2025: vagas abertas para mestrado e doutorado

O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…

19 de janeiro de 2025

Faculdade de graça na Irlanda: vagas abertas (2025)

Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…

19 de janeiro de 2025