O número de pessoas paradas na fronteira terrestre da Irlanda do Norte e removidas do Estado está aumentando, segundo mostram números da Garda divulgados com exclusividade pelo TheJournal.ie. A reportagem publicou que foram 105 infrações de imigração detectadas perto da fronteira no ano passado e já são 140 em 2019 até o momento.
De acordo com a Lei de Imigração de 2004, as viagens entre Irlanda e Irlanda do Norte são isentas de passaporte para cidadãos britânicos e irlandeses, mas os estrangeiros são obrigados a produzir um passaporte.
Leia também: Passaporte irlandês é o sexto mais poderoso do mundo
Os números registrados de deportações são resultado de intervenções feitas pela Garda em ônibus na direção sul da estrada N1, que liga as duas Irlandas. A Garda afirma que o controle de passaportes na fronteira é “direcionado ao crime organizado e ao tráfico de seres humanos”, mas ONGs que são contra essa intervenção afirmam que há um controle rotineiro da imigração.
Em reportagem recente do Irish Central, um irlandês ficou chocado ao ser questionado pela Garda e ter seu passaporte solicitado em uma viagem entre as Irlandas. Ele afirmou ao policial que não tinha seu passaporte porque era irlandês. Ao que recebeu como resposta: “Por que não? Você está cruzando uma fronteira”. Ele sugere que, com a aproximação do Brexit, as ações estão sendo intensificadas, o que é negado pela Garda.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…