Crise de acomodação em Dublin: cidade está entre as 15 piores para estrangeiros

Crise de acomodação em Dublin: cidade está entre as 15 piores para estrangeiros

Rubinho Vitti

2 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Não está fácil para um estrangeiro viver em Dublin. Pelo menos é o que diz uma pesquisa que ranqueia as melhores cidades para expatriados. O Expat City Ranking 2022, da InterNations, aponta que a capital da Irlanda está na 37ª posição de um total de 50 cidades analisadas. A culpa principal é a crise de acomodação em Dublin.

O ranking de 2021, divulgado no ano passado, mostrava um resultado em que Dublin ficava 42ª posição de 57 cidades, em 2020, a situação era 58 lugar de 66 cidades.

O ranking é baseado em uma pesquisa feita com 11.970 mil estrangeiros de 177 nacionalidades que vivem fora de seus países de origem.

Dublin está entre as cidades mais caras para se viver

Crisde de acomodação em Dublin deixou a cidade entre as 15 piores para se viver segundo pesquisa com estrangeiros. Imagem: Divulgação

O ranking geral une algumas particularidades como qualidade de vida, aceitação do imigrante, trabalho, finanças e moradia. Sobre este último item, não temos boas notícias para estrangeiros que vivem na capital irlandesa.

Na seção Finance & House Index, Dublin fica na posição 44, à frente apenas de outras seis cidades. Apesar disso, é uma melhora, já que nos útimos quatro anos a capital da Irlanda ficou na última posição. Dublin também figura mal em qualidade de vida, ficando na 47ª posição. Em saúde e bem-estar, a cidade está em último lugar.

Crise de acomodação em Dublin: penúltimo lugar

A cidade de Dublin perde feio no ranking quando isolado um único item: “housing” (moradia). Das 50 cidades, a capital da Irlanda fica na posição 49, perdendo apenas para Munique, na Alemanha.

De acordo com o estudo, a capital irlandesa é “um ótimo lugar para os expatriados trabalharem, um lugar difícil para eles viverem”.

O que mais os estrangeiros dizem sobre crise de acomodação em Dublin e custo de vida:

  • insatisfação com a disponibilidade de assistência médica (38%)
  • dificuldade de acessar  serviços de saúde (40%)
  • má qualidade dos cuidados médicos (42%)
  • saúde inacessível (49%)
  • falta de acessibilidade (27%)
  • falta de disponibilidade de transporte (26%)
  • insegurança a pé ou de bicicleta (19%)
  • falta de moradia (62%)
  • preço alto da moradia (79%)

Leia também: Onde fica Dublin?

Estrangeiros também veem aspectos positivos em Dublin

Do lado positivo, Dublin ocupa o segundo lugar globalmente no Working Abroad Index, atrás apenas de Copenhague (1º). Está entre os 10 primeiros em todas as subcategorias. Os estrangeiros estão especialmente satisfeitos com a subcategoria de Perspectivas de Carreira (2ª), avaliando bem o mercado de trabalho local  (77% está feliz) e suas oportunidades de carreira pessoal (72% avaliam positivamente).

Outros 78% disseram que a mudança para Dublin melhorou suas perspectivas de carreira.

Dublin também se destaca na subcategoria Trabalho e Lazer (3ª posição) com estrangeiros avaliando bem suas horas de trabalho (78% satisfeitos) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (74%).

Além disso, a cultura empresarial local incentiva a criatividade (72%) promove o trabalho independente (65%),  flexibilidade (89%) resultando em 74% dos estrangeiros satisfeitos com seu trabalho em geral.

Leia também: Dublin, Irlanda: saiba tudo sobre a capital da Ilha Esmeralda

Dez principais cidades para expatriados

Se você se basear na pesquisa para escolher uma cidade europeia para se viver, provavelmente estará morando em Valência, Lisboa, Madri ou Basel.

Confira a lista das 10 melhores cidades para estrangeiros:

  1. Valência
  2. Dubai
  3. Cidade do México
  4. Lisboa
  5. Madri
  6. Bangkok
  7. Basel
  8. Melbourne
  9. Abu Dabi
  10. Cingapura

Conheça detalhes do ranking The Best & Worst Cities for Expats neste arquivo PDF.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Acomodação temporária no intercâmbio na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email