Não está fácil para um estrangeiro viver em Dublin. Pelo menos é o que diz uma pesquisa que ranqueia as melhores cidades para expatriados. O Expat City Ranking 2022, da InterNations, aponta que a capital da Irlanda está na 37ª posição de um total de 50 cidades analisadas. A culpa principal é a crise de acomodação em Dublin.
O ranking de 2021, divulgado no ano passado, mostrava um resultado em que Dublin ficava 42ª posição de 57 cidades, em 2020, a situação era 58 lugar de 66 cidades.
O ranking é baseado em uma pesquisa feita com 11.970 mil estrangeiros de 177 nacionalidades que vivem fora de seus países de origem.
O ranking geral une algumas particularidades como qualidade de vida, aceitação do imigrante, trabalho, finanças e moradia. Sobre este último item, não temos boas notícias para estrangeiros que vivem na capital irlandesa.
Na seção Finance & House Index, Dublin fica na posição 44, à frente apenas de outras seis cidades. Apesar disso, é uma melhora, já que nos útimos quatro anos a capital da Irlanda ficou na última posição. Dublin também figura mal em qualidade de vida, ficando na 47ª posição. Em saúde e bem-estar, a cidade está em último lugar.
A cidade de Dublin perde feio no ranking quando isolado um único item: “housing” (moradia). Das 50 cidades, a capital da Irlanda fica na posição 49, perdendo apenas para Munique, na Alemanha.
De acordo com o estudo, a capital irlandesa é “um ótimo lugar para os expatriados trabalharem, um lugar difícil para eles viverem”.
O que mais os estrangeiros dizem sobre crise de acomodação em Dublin e custo de vida:
Leia também: Onde fica Dublin?
Do lado positivo, Dublin ocupa o segundo lugar globalmente no Working Abroad Index, atrás apenas de Copenhague (1º). Está entre os 10 primeiros em todas as subcategorias. Os estrangeiros estão especialmente satisfeitos com a subcategoria de Perspectivas de Carreira (2ª), avaliando bem o mercado de trabalho local (77% está feliz) e suas oportunidades de carreira pessoal (72% avaliam positivamente).
Outros 78% disseram que a mudança para Dublin melhorou suas perspectivas de carreira.
Dublin também se destaca na subcategoria Trabalho e Lazer (3ª posição) com estrangeiros avaliando bem suas horas de trabalho (78% satisfeitos) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (74%).
Além disso, a cultura empresarial local incentiva a criatividade (72%) promove o trabalho independente (65%), flexibilidade (89%) resultando em 74% dos estrangeiros satisfeitos com seu trabalho em geral.
Leia também: Dublin, Irlanda: saiba tudo sobre a capital da Ilha Esmeralda
Se você se basear na pesquisa para escolher uma cidade europeia para se viver, provavelmente estará morando em Valência, Lisboa, Madri ou Basel.
Confira a lista das 10 melhores cidades para estrangeiros:
Conheça detalhes do ranking The Best & Worst Cities for Expats neste arquivo PDF.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…