A lista de profissões ‘critical skills’ na Irlanda é atualizada constantemente e, por meio dela, é possível conquistar um visto de trabalho no país.
Ou seja, se você não é um cidadão da Área Econômica Europeia (países da União Europeia mais Noruega, Suíça e Islândia) ou, ainda, do Reino Unido e Suíça, é preciso permissão para trabalhar na Irlanda.
O chamado “Critical Skills Employment Permit” é uma das formas de conseguir essa permissão. Ou seja, se você tem uma habilidade que hoje é crítica na Irlanda (falta mão de obra) e é qualificado para atuar nela, isso pode lhe dar um visto de trabalho no país.
A Critical Skills Occupation List (lista de ocupações e habilidades críticas na Irlanda) é feita pelo Department of Enterprise, Trade and Employment e atualizada constantemente.
Neste artigo, vamos entender melhor como funciona essa lista e quais são as profissões consideradas ‘critical skills’ na Irlanda.
Vamos lá?
Como dissemos, estrangeiros são elegíveis para uma permissão de trabalho se suas funções estiverem na lista de ‘critical skills’ na Irlanda.
Para aplicar para uma permissão de trabalho, o estrangeiro deve ter uma oferta de emprego de uma empresa na Irlanda que apresente os seguintes critérios:
O candidato ao visto de trabalho deve aplicar para a permissão ‘critical skills’ na Irlanda antes de viajar para o país.
Se o candidato já mora na Irlanda e tem uma Autorização de Residência Irlandesa (IRP) válida com o carimbo 1, 1A, 2, 2A ou permissão 3, ele pode solicitar a autorização se cumprir os critérios.
Desde 2 de setembro de 2024, a Irlanda implementou uma nova versão da Lista de Ocupações Críticas (Critical Skills Occupations List).
Esta lista tem como objetivo identificar áreas de escassez de mão de obra qualificada no país, essenciais para o bom funcionamento da economia.
A lista é uma ferramenta importante para atrair profissionais estrangeiros, possibilitando a aplicação de vistos de trabalho para aqueles que possuem habilidades específicas em demanda.
A Lista de Ocupações Críticas é organizada de acordo com o sistema de Classificação Padrão de Ocupações (Standard Occupational Classification – SOC 2010), que categoriza as profissões com base nas habilidades e qualificações necessárias.
Dentro das categorias amplas, algumas funções exigem especializações específicas.
Profissionais que se enquadram nas categorias de especializações podem solicitar o Critical Skills Employment Permit, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho irlandês.
Algumas das categorias de maior demanda incluem:
Clicando aqui, você tem acesso à lista completa de profissões que atualmente estão na lista de ‘critical skills’ na Irlanda e os detalhes de cada função.
Se uma empresa convidar o candidato à permissão de trabalho via ‘critical skills’ na Irlanda para uma entrevista de emprego pessoalmente no país, ele deverá se inscrever para conseguir uma autorização de entrevista que permite a permanência na Irlanda por, no máximo, 90 dias.
Tanto o candidato quanto o empregador podem solicitar a permissão de trabalho ‘critical skills’ na Irlanda junto ao Departamento de Emprego do país.
Principais informações necessárias para aplicar para a permissão de ‘critical skills’ na Irlanda
O checklist com essas e outras informações está disponível neste link.
Para se inscrever, acesse o sistema EPOS (Employment Permits Online) para iniciar a inscrição.
Para finalizar a inscrição para uma autorização de trabalho ‘critical skills’ na Irlanda, é preciso efetuar o pagamento de uma taxa de € 1.000, que pode ser feita pelo candidato ou empregador.
Se a inscrição for recusada, haverá a devolução de 90% da taxa de inscrição.
O processamento da candidatura pode ser acompanhado pelo site do Departamento de Emprego da Irlanda. Se o seu pedido for recusado, o candidato será informado sobre os motivos específicos da recusa.
É possível apelar da decisão dentro de 28 dias, usando o formulário para enviar uma apelação oficial.
Mais informações podem ser lidas no site oficial do Departamento.
Outra forma de conseguir uma permissão de trabalho na Irlanda é aplicar para o General Employment Permit (Licença Geral de Emprego). Tal licença é liberada pelo governo para atrair cidadãos de outros países, fora da União Europeia, para ocupações que vêm enfrentando escassez de mão de obra ou de qualificação, mas não são consideradas “critical skills” na Irlanda.
Porém, para aplicar para o General Employment Permit, a ocupação não pode estar na lista de profissões inelegíveis.
Explicando melhor: a Irlanda tem a Ineligible List of Occupations for Employment Permits. Essa lista exclui qualquer possibilidade de visto de trabalho para essas funções.
Isso significa que a mão de obra estrangeira não é necessária no país, já que há muitos profissionais na área para a demanda necessária.
Aqui estão algumas das principais categorias de trabalho que não permitem a emissão de permissões de trabalho para cidadãos não pertencentes ao EEE:
O edublin também pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Nosso curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
Mas se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, também temos diversos ebooks completíssimos para ajudar você a planejar e realizar esse sonho.
As agências parceiras do edublin também podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil diversas agências com um só clique!
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…