Acidentes com ciclistas têm ocorrido com frequência nas ruas de Dublin. Em acidentes como este, na maioria das vezes, o ciclista não tem culpa. De acordo com a RSA, autoridade de segurança rodoviária da Irlanda, 70% dos casos são de responsabilidade do motorista de veículos motorizados. Em 2017, houve 142 colisões fatais com 157 mortes. Destas, 15 foram ciclistas.
O E-Dublin selecionou 8 formas de se proteger e redobrar os cuidados ao pedalar pela capital Dublin.
Equipar a bicicleta para trafegar é o primeiro item de segurança que deve ser pensado. Na legislação irlandesa, uma bicicleta que se destina a ser utilizada em vias públicas deve ser equipada com buzina, luzes brancas na parte frontal e vermelhas na parte traseira, além de refletores.
Luzes LED que piscam também podem ser instaladas. Um espelho retrovisor é outro item muito útil para evitar acidentes.
Apesar de não ser exigido pelas leis irlandesas, usar apetrechos no seu próprio corpo é uma forma de evitar acidentes. Sendo assim, capacete e roupas reforçadas especiais para ciclistas podem ser cruciais para sua sobrevivência, caso se envolva em algum acidente.
Em campanha, a RSA pede para que os ciclistas “sejam seguros, sejam vistos!”. Por isso, a jaqueta de reflexo luminoso (a famosa jaquetinha amarela fluorescente) é essencial.
Ingerir álcool e pedalar pode ser danoso tanto para você quanto para outro ciclista ou pedestre. É uma das regras de bebidas na Irlanda.
Conduzir uma bicicleta sob a influência de qualquer intoxicante é ilegal, e o delito pode levar a receber uma multa e, até, ser preso.
Bicicletas baratinhas são costumeiramente vendidas em lojas de segunda mão ou pela internet, mas é preciso saber se elas têm realmente condições de uso.
A Garda tem autoridade de parar o ciclista e fazer inspeção em sua bicicleta. Caso esteja fora dos padrões, ela pode ser apreendida.
Muitos acidentes acontecem pela ultrapassagem dos veículos muito perto dos ciclistas. Segundo a lei, um motorista não deve ultrapassar caso isso ponha em perigo qualquer outra pessoa. A multa é de € 80.
Ciclistas precisam ficar atentos, principalmente, em curvas e entroncamentos, e denunciar estes motoristas à Garda.
Apesar de pequena, Dublin tem uma malha cicloviária gigantesca. Porém, os ciclistas não são obrigados a pedalar nela.
Campanhas de diversas organizações pediram a revogação, e a lei mudou em 2012. No entanto, muitos motoristas não sabem da lei ou ignoram o fato, agindo de forma perigosa perto dos ciclistas, quando estes estão pedalando fora da faixa.
Por isso, se existe a faixa corretamente, o melhor ainda é segui-la.
Sem sinal de luz para virar à esquerda ou à direita, o ciclista deve utilizar os braços para indicar aonde quer ir.
Ele também pode ultrapassar os veículos à esquerda dos carros que estão parados ou seguindo de forma mais lenta.
Sempre que um ciclista se envolve em um acidente, é preciso que não se desespere, apesar do susto. O choque pode fazer com que não sinta, ainda, dores ou perceba ossos quebrados. Por isso, é preciso cautela.
O motorista é obrigado, por lei, a parar e permanecer no local até a chegada de ajuda. Além disso, a Garda deverá registrar os envolvidos e, posteriormente, decidir se o motorista do veículo deverá custear gastos médicos e de reparos à bicicleta.
Procure uma testemunha e tente fotografar ou pedir para que alguém fotografe a placa do carro e toda a situação.
Diversas organizações atuam pelo respeito no trânsito aos ciclistas.
Recentemente, houve um protesto no centro de Dublin contra as mortes de ciclistas na cidade. Segundo o The Journal, o movimento foi realizado pelas instituições Dublin Cycle Campaign and I Bike Dublin, que fazem trabalhos de conscientização e auxiliam a população nos casos de acidentes.
Imagens via Dreamstime
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