Alguém ai já considerou a possibilidade de cuidar de idosos uma alternativa de trabalho na Irlanda? Bom, antes de eu chegar aqui em Dublin, essa possibilidade nunca tinha passado pela minha cabeça! Hoje em dia posso dizer que foi a melhor decisão, pois trabalhando com meus velhinhos pude melhorar meu inglês (afinal, é inglês o dia todo), ganhar uma graninha e ainda fazer muitas amizades!
Vamos começar do começo… (peço desculpa ao pessoal do grupo de e-mail, pois este post foi baseado em algumas das discussões)
O sistema todo funciona assim: quando os velhinhos estão bem velhinhos, a enfermeira da área deles prescreve que eles precisam de ajuda com as tarefas do dia-a-dia (desde serviços de casa, compras, até higiene pessoal) e assim determinam o número de horas que os velhinhos irão receber ajuda… varia de 1 hora por semana a 3 horas por dia. Então o velhinho, ou seu responsável, recebe uma lista de agências que oferecem o serviço de Home Care (Home Care significa que o idoso será “cuidado” no conforto da sua propria casa). É bem difícil conseguir trabalhar sem ser por agências porque o governo não libera o dinheiro da ajuda direto pra família. Alguns sites de agências:
Um dos maiores probemas é que a colocação é demorada… entre você ser entrevistado (a entrevista é pesada… eles fazem algumas perguntas pra te pegar e você não passa na entrevista sem ter um nível de inglês muito bom) até começar a trabalhar leva semanas pois a agência precisa checar todas as suas referências e também ver se você não tem registro na Garda, somente depois disso tudo é que eles vão te oferecendo os clientes aos poucos… Outro problema é que a colocação de homens é muito mais demorada… eles dão preferência para as mulheres! Todas as pessoas envolvidas neste tipo de trabalho precisam ter o curso de Manual Handling (como levantar ou mover coisas pesadas sem ter problemas na coluna, basicamente) , algumas agências oferecem o curso de graça ou a ser descontado do pagamento, mas não são todas.
Eu trabalho para a Comfort Keepers, uma das maiores empresas de Home Care da Irlanda, com atuação em todo o País. O salário varia de 9 a 10 euros por hora. Eles não exigem que você tenha experiência na área e fornecem na própria empresa o curso de Manual Handling a ser descontado do pagamento. A colocação é com base na região que você vive, eles tentam te passar clientes que moram relativamente perto de você mas já cheguei a andar 1 hora para chegar na casa do velhinho, para trabalhar 1 hora… ou seja, perdi 3 horas do meu dia para trabalhar 1… isso pode acontecer, principalmente no começo, quando se está disposto a aceitar qualquer cliente, só para fazer dinheiro.
Eu adoro trabalhar com os velhinhos, sempre tive sorte de trabalhar com ótimas pessoas e que adoram conversar, mas o trabalho nem sempre são flores, as vezes preciso dar banho e ajudá-los a ir ao banheiro. Cheguei aqui disposta a vencer novos desafios e com certeza esse foi um dos grandes! Os ganhos foram imensos, aprendi muito sobre vida, vivência, paciência, independência, dependência, sofrimento, morte (sim, já perdi 2 clientes). O que posso dizer com todas as letras é que um sorriso (por mais banguelo que seja) não tem preço!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…