Gastronomia da Irlanda está no ‘cardápio’ do E-Dublin XP Online

Imergir em um país é ir além da língua. O intercâmbio na Irlanda permite aprender inglês, mas também entender como funcionam todas as esferas culturais, históricas e, por que não, gastronômicas. Por isso mesmo, o E-Dublin XP — Seu Intercâmbio de Casa! acrescentou um tema mais que importante, e necessário, dentro de sua programação: a gastronomia.

São, pelo menos, três temas em que a gastronomia está inserida, entre as cerca de 30 palestras gravadas em vídeo e disponíveis na plataforma do XP Online. Qualquer um que fizer uma doação para famílias impactadas pelo Covid-19 — por meio da OSC Transforma Brasil — pode ter acesso (saiba mais abaixo).

A tradicional culinária irlandesa

Irish Stew é um dos pratos mais tradicionais na Irlanda, também conhecido como Guinness Stew, por levar a bebida na receita. Foto: Pixabay

Diversificada, mas não muito conhecida pelo mundo, a culinária irlandesa tem charme, elegância e sabor. O Irish Stew, também conhecido por Guinness Stew, é um dos clássicos presentes na mesa dos irlandeses. Ele é um cozido tradicional preparado com carne, legumes e, é claro, Guinness!

Os tradicionais fish and chips, que também são famosos lá na Inglaterra, estão presentes na maioria dos restaurantes pela Irlanda. Outra tradição é o Irish Breakfast.

Continua após a publicidade

A chef Gráinne O’Keefe, responsável pelo restaurante Clanbrassil House, em Dublin, está no XP Online falando sobre da culinária irlandesa. Gráinne assina, ainda, como diretora culinária do Bujo Burger Joint e Food and Wine Ireland.

Irlanda, o país dos bons restaurantes

A Irlanda conta com mais de 3.500 restaurantes, vários deles presentes no Guia Michelin, o mais importante do mundo. Foto: Pxhere

Com mais de 3.500 restaurantes, o setor gastronômico na Irlanda é considerado primordial para a economia. São cerca de 72.000 pessoas empregadas na área, responsável por injetar € 2 bilhões na economia do país.

Quem gosta de gastronomia e sempre procura bons restaurantes busca o melhor no Guia Michelin, principal guia gastronômico do mundo. Em 2020, a Irlanda e Irlanda do Norte têm, juntas, 21 restaurantes aprovados com estrelas Michelin.

No XP Online, quem desvenda “Os Segredos de um Restaurante Michelin na Irlanda” é a Hannah Mathe. Ela é chef de cozinha, especialista em culinária vegana à base de plantas, e confeiteira. Ela publica no seu Instagram várias de suas criações e inspirações.

Vida saudável na Irlanda

Dublin é conhecida como a capital da gastronomia vegana, por ter 21% dos restaurantes com opção para quem segue a dieta. Foto: Pxhere

Você sabia que Dublin é considerada a “capital vegana do mundo”? Uma pesquisa realizada pela Hayes & Jarvis, empresa especializada em turismo de luxo, mostrou que a capital irlandesa é a cidade mais “vegan friendly” de todo o planeta, tendo 21% de seus restaurantes com opções veganas.

Entre as opções na Irlanda está a Happy Pear, uma das redes mais promissoras de comida vegana na ilha. Os gêmeos Dave e Steve estão no comando dessa empreitada gastronômica e, em 15 anos, abriram quatro cafés, criaram uma fazenda, uma gama de produtos, cursos online, livros de receitas e empregam mais de 100 funcionários que atendem anualmente mais de 1 milhão de pessoas na Irlanda.

Dave e Steve são responsáveis pela palestra “Encontrando a Felicidade em uma Vida Saudável”, que está disponível no E-Dublin XP Online. Eles viajaram para vários lugares para entender o que era importante em cada região, valorizando os produtores locais.

Como participar do E-Dublin XP Online

O E-Dublin transformou a experiência do XP para uma versão virtual: o E-Dublin XP — Seu Intercâmbio de Casa! As inscrições já estão abertas para participar dessa nova plataforma online, que, além de tudo, é totalmente beneficente. Todo o valor arrecadado será revertido para a associação Transforma Brasil. Acesse o site oficial e descubra como doar.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Relatório aponta falta de confiança de comunidades africana e brasileira na polícia irlandesa

Estudo financiado pela Autoridade de Polícia pede lei contra 'perfilamento racial' e critica atuação da…

4 de abril de 2025

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025