Imergir em um país é ir além da língua. O intercâmbio na Irlanda permite aprender inglês, mas também entender como funcionam todas as esferas culturais, históricas e, por que não, gastronômicas. Por isso mesmo, o E-Dublin XP — Seu Intercâmbio de Casa! acrescentou um tema mais que importante, e necessário, dentro de sua programação: a gastronomia.
São, pelo menos, três temas em que a gastronomia está inserida, entre as cerca de 30 palestras gravadas em vídeo e disponíveis na plataforma do XP Online. Qualquer um que fizer uma doação para famílias impactadas pelo Covid-19 — por meio da OSC Transforma Brasil — pode ter acesso (saiba mais abaixo).
Diversificada, mas não muito conhecida pelo mundo, a culinária irlandesa tem charme, elegância e sabor. O Irish Stew, também conhecido por Guinness Stew, é um dos clássicos presentes na mesa dos irlandeses. Ele é um cozido tradicional preparado com carne, legumes e, é claro, Guinness!
Os tradicionais fish and chips, que também são famosos lá na Inglaterra, estão presentes na maioria dos restaurantes pela Irlanda. Outra tradição é o Irish Breakfast.
A chef Gráinne O’Keefe, responsável pelo restaurante Clanbrassil House, em Dublin, está no XP Online falando sobre da culinária irlandesa. Gráinne assina, ainda, como diretora culinária do Bujo Burger Joint e Food and Wine Ireland.
Com mais de 3.500 restaurantes, o setor gastronômico na Irlanda é considerado primordial para a economia. São cerca de 72.000 pessoas empregadas na área, responsável por injetar € 2 bilhões na economia do país.
Quem gosta de gastronomia e sempre procura bons restaurantes busca o melhor no Guia Michelin, principal guia gastronômico do mundo. Em 2020, a Irlanda e Irlanda do Norte têm, juntas, 21 restaurantes aprovados com estrelas Michelin.
No XP Online, quem desvenda “Os Segredos de um Restaurante Michelin na Irlanda” é a Hannah Mathe. Ela é chef de cozinha, especialista em culinária vegana à base de plantas, e confeiteira. Ela publica no seu Instagram várias de suas criações e inspirações.
Você sabia que Dublin é considerada a “capital vegana do mundo”? Uma pesquisa realizada pela Hayes & Jarvis, empresa especializada em turismo de luxo, mostrou que a capital irlandesa é a cidade mais “vegan friendly” de todo o planeta, tendo 21% de seus restaurantes com opções veganas.
Entre as opções na Irlanda está a Happy Pear, uma das redes mais promissoras de comida vegana na ilha. Os gêmeos Dave e Steve estão no comando dessa empreitada gastronômica e, em 15 anos, abriram quatro cafés, criaram uma fazenda, uma gama de produtos, cursos online, livros de receitas e empregam mais de 100 funcionários que atendem anualmente mais de 1 milhão de pessoas na Irlanda.
Dave e Steve são responsáveis pela palestra “Encontrando a Felicidade em uma Vida Saudável”, que está disponível no E-Dublin XP Online. Eles viajaram para vários lugares para entender o que era importante em cada região, valorizando os produtores locais.
O E-Dublin transformou a experiência do XP para uma versão virtual: o E-Dublin XP — Seu Intercâmbio de Casa! As inscrições já estão abertas para participar dessa nova plataforma online, que, além de tudo, é totalmente beneficente. Todo o valor arrecadado será revertido para a associação Transforma Brasil. Acesse o site oficial e descubra como doar.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…