Muita gente pensa que a culinária irlandesa se restringe unicamente a batatas. É claro que esse ingrediente está presente em diversas receitas tradicionais do país.
Porém, os pratos encontrados nos restaurantes irlandeses e à mesa das famílias que vivem na Ilha podem ser bem ricos em sabores e nutrientes.
O edublin selecionou 20 delícias presentes na culinária irlandesa, entre bebidas, pratos e sobremesas, para inspirar você.
O licor irlandês é uma bebida que tem como base a mistura de uísque com nata e outros ingredientes, incluindo café, o que resulta numa consistência cremosa. A bebida é bastante utilizada no preparo de coquetéis e shots.
A marca mais famosa na Irlanda e no mundo é a Baileys, que muitos de vocês talvez já tenham provado. Além da Irlanda, a Baileys é popular no Canadá, Reino Unido e EUA.
Pode-se dizer que esse é um dos pratos favoritos das famílias irlandesas. O preparo consiste em deixar a carne de porco de molho durante toda a noite para retirar o sal antes do cozimento.
O repolho é adicionado só nos 10 minutos finais do preparo. Um molho branco com ervas é o acompanhamento mais clássico para esse prato típico.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Pode-se dizer que o Breakfast Roll é uma versão do café da manhã irlandês criada para ser consumida no caminho para o trabalho ou escola, além de ser considerado um excelente remédio para ressaca.
Esse sanduíche tem a maioria dos ingredientes do café da manhã, como linguiças, bacon, cogumelos, ovos etc., tudo no meio de uma baguete. Por aqui, você vai encontrar o Breakfast Roll na maioria das lanchonetes, supermercados e, até, em algumas lojas de conveniência.
O boxty é a panqueca frita tradicional irlandesa, feita de batata (claro!). Essa delícia é um prato tradicional em algumas regiões da Irlanda, como Donegal, Mayo e Sligo. A receita consiste, basicamente, em batatas cruas raladas, ou purê de batata, com farinha, fermento, ovos e manteiga.
O café da manhã irlandês, conhecido como Irish Breakfast, consiste em pão de forma, linguiça, bacon, ovos, feijão, batatas e cogumelos. Geralmente, o prato é acompanhado de uma xícara de chá ou café (mas há quem prefira uma pint de Guinness).
Leia também: Brasileiro leva gastronomia baiana à Irlanda
É isso mesmo o que você está pensando, sanduíche de batata frita. Bem tradicional entre os irlandeses, o sanduíche é composto por duas fatias de pão de forma branco, manteiga e batatas fritas no meio. Por aqui, a marca irlandesa Tayto é uma das favoritas, sendo recomendado o sabor de queijo e cebola.
Esse é mais um prato irlandês feito com batatas. Além do principal ingrediente da culinária irlandesa, o prato conta com alho silvestre, repolho ou couve-flor. Muita gente finaliza o prato com uma colher de manteiga por cima.
Para quem não está interessado em cozinhar, é possível encontrar o Colcannon pronto em muitos supermercados ao redor da Irlanda. Assim, basta só esquentá-lo no microondas.
Esse prato bem popular em Dublin geralmente é composto por linguiça de porco, bacon, batatas, cebolas picadas, sal, pimenta e salsinha picada — mas, muitas vezes, ele é feito com sobras da geladeira.
Algumas receitas tradicionais incluem, também, um pouco de Guinness, para dar uma incrementada no sabor.
Leia também: Vale investir na área de gastronomia na Irlanda?
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Um dos mais populares pratos irlandeses, também muito consumido em países como Reino Unido e Austrália, o Fish and Chips consiste em nada mais do que um filé de peixe empanado e frito.
Por aqui, geralmente utiliza-se o bacalhau fresco ou o haddock, acompanhado por batatas fritas, limão e maionese ou purê de ervilhas.
Iguaria irlandesa e símbolo do país, a cerveja foi criada em 1759 por Arthur Guinness e é a cerveja stout mais consumida ao redor do mundo.
Esse prato típico da Irlanda é um cozido feito de carne e temperado com salsinha, alho, pimenta e, claro, cerveja Guinness — responsável pelo sabor especial. Outros ingredientes importantes são as cenouras e o purê de batatas, que ficam no fundo, por baixo de tudo.
Quer comparar preços de acomodação em hostels e hotéis? Pesquise o custo-benefício aqui!
Outro prato bem típico na Irlanda, o Irish Stew consiste basicamente em um ensopado feito com carne, cebola, cenouras e outros legumes. É uma refeição completa e perfeita para o inverno, podendo ser servida tanto no almoço quanto no jantar. E fica melhor ainda quando acompanhado por uma pint de Guinness.
Famoso em todo o mundo, o Irish Coffee é uma bebida quente, feita para “aquecer os corações”, já que, além de café, conta com uísque na receita e creme de leite fresco batido. A receita foi criada em 1940 e, até hoje, é bem popular por aqui.
Essas tortinhas doces são tradicionalmente servidas no período de Natal, quando podem ser encontradas em qualquer supermercado. Seu recheio é composto por uma espécie de compota de frutas secas, maçã, gengibre, canela, raspas de casca de laranja e suco.
O purê de ervilhas é bem popular na Irlanda e é servido como acompanhamento de alguns pratos típicos no país, como o Fish & Chips. Há quem prefira a versão caseira, mas, se estiver sem tempo, também é possível encontrá-lo nos supermercados.
O Poitín (pronuncia-se: Potín) é uma bebida destilada tradicional da Irlanda, com um alto teor alcoólico (90%-95%). Tradicionalmente, ela é feita a partir de malte e batata. É uma das bebidas mais fortes do mundo e, durante séculos, foi considerada ilegal. Hoje, somente duas destilarias têm autorização para produzi-la.
Essa sopa de peixe ou mariscos que leva leite em sua receita é um prato típico muito consumido no verão irlandês.
Pode-se dizer que essa é a versão irlandesa para o nosso tradicional escondidinho. A receita irlandesa leva carne de cordeiro ou bovina e é coberta com purê de batatas.
O pão de soda é o mais tradicional da região. É uma receita simples que não leva fermento, mas bicarbonato de sódio. É uma comida típica da Irlanda e um delicioso acompanhamento para sopas ou com manteiga.
Essa é uma das principais opções de bebidas alcoólicas para quem não é muito fã de cerveja. A sidra nada mais é do que um fermentado de frutas. Geralmente, são utilizadas maçãs, mas também pode-se optar por peras, pêssegos ou outras frutas.
A marca de sidra mais popular na Irlanda é a Bulmers, fundada na cidade de Clonmel. Seu teor alcoólico é por volta de 4,5% e é vendida em garrafas, latas, além das pints nos pubs.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…