Categories: Esportes

15 curiosidades sobre a Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2022 já começou, dá para acreditar? Parecia estar tão longe e agora os jogos já estão rolando. Mas enquanto você vê uma partida ou outra, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo?

Dessa vez, o tão esperado evento será sediado no Catar e contará com a participação de 32 seleções, incluindo o Brasil, que estão divididas em oito grupos. Isso quer dizer que já está na hora de se preparar para torcer e vibrar muito pela seleção brasileira conquistar o hexa e trazer mais uma vez o troféu para casa.

Agora, para quem não sabe, a Copa é uma competição organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e acontece há 92 anos, de quatro em quatro anos.

No entanto, há várias outras curiosidades sobre a Copa do Mundo que muitos nem imaginam.

Continua após a publicidade

Confira no texto de hoje 15 delas!

15 curiosidades sobre a Copa do Mundo

Catar é sede da 25ª edição da Copa do Mundo. Foto: Andre Durão | Dreamstime

1. A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930

Vamos ao topo da lista das curiosidades sobre a Copa do Mundo.

A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada em 1930, no Uruguai. No total, 13 países participaram da competição, diferentemente de como é hoje, em que 32 países fazem parte da disputa. Para a primeira competição, o Estado uruguaio construiu um imenso estádio e, com 108 mil lugares, o local foi o palco da grande final entre Argentina e Uruguai. A vitória foi do Uruguai, por 4 a 2.

Leia também: RTÉ transmitirá jogos da Copa do Mundo 2022 na Irlanda

2. Jules Rimet foi quem criou a Copa do Mundo

O francês Jules Rimet assumiu a presidência da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e foi o responsável por criar a competição de futebol que hoje é um dos maiores eventos esportivos do planeta.

3. A primeira transmissão da Copa na TV em cores aconteceu em 1970

Sim, foi apenas em 1970 que as pessoas puderam assistir a Copa do Mundo na TV em cores. Na época, a notícia atraiu multidões às lojas de eletrodomésticos, que venderam muitos aparelhos de TV pouco antes do início da competição.

4. Polvo oráculo

Uma das maiores curiosidades sobre a Copa do Mundo está na crença dos torcedores em adivinhações para saber quem será o campeão. Paul, o polvo residente no Aquário Marinho de Oberhausen, na Alemanha, é conhecido no mundo por “prever” os resultados da Seleção alemã no Mundial de 2010, na África do Sul.

Antes dos jogos, Paul era colocado em frente a duas caixas com mexilhões: uma com a bandeira alemã, outra com a bandeira da seleção oponente. A caixa escolhida pelo polvo para se alimentar era interpretada como uma previsão do vencedor.

Em 2010, Paul previu a queda da seleção alemã nas semifinais e a conquista do terceiro lugar, tendo acertado todos os palpites. Ele morreu no mesmo ano.

Leia também: Copa do Mundo 2022: onde assistir aos jogos do Brasil na Irlanda 

5. A partida com mais gols

Quem pensa que o 7×1 da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo foi a partida com o maior número de gols marcados está enganado. O recorde aconteceu em junho de 1954, quando Suíça e Áustria jogaram uma partida histórica de 12 gols em Lausanne, com um placar de 7 a 5.

6. O país que mais venceu jogos da Copa do Mundo

Sede de duas Copas do Mundo, o Brasil é a única seleção a participar de todas as edições do campeonato e a maior vencedora do evento, com cinco títulos. Entre junho de 1958 e julho de 1966 a seleção brasileira venceu todas as competições.

7. A final que mais se repetiu

Argentina e Alemanha se encontraram em três finais da Copa. Foto: Andre Durão | Dreamstime

Argentina e Alemanha é o confronto que mais vezes ocorreu em finais de Copa do Mundo. No total, os países se enfrentaram três vezes, em 1986, 1990 e 2014.

Já o Brasil foi finalista consecutivamente em 1994, 1998 e 2002, vencendo a Itália nos pênaltis (1994), a Alemanha (2002) e sendo derrotado pela França (1998). Uma entre as boas curiosidades sobre a Copa do Mundo para se lembrar.

8. Jogador mais velho a marcar gol

O título de jogador mais velho a marcar gol nos jogos da Copa do Mundo é de Roger Milla, da seleção Camarões. Roger tinha 42 anos quando marcou um gol contra a seleção russa durante a Copa de 1994, que ocorreu nos Estados Unidos.

Hoje ele tem 70 anos e vive em Camarões.

9. O país recordista em finais

Não que a nós gostemos de curiosidades sobre a Copa do Mundo onde tenha Brasil e Alemanha no mesmo parágrafo, não é mesmo? Mas vamos lá!

Em 2014, a seleção da Alemanha se tornou a que mais vezes disputou os jogos finais, totalizando oito vezes. O Brasil vem logo em seguida, com sete jogos nas finais.

10. Apenas dois continentes vencedores

Até hoje, todas as edições da Copa do Mundo foram vencidas por seleções de apenas dois continentes: Europa e América. No total, seleções europeias conquistaram 11 títulos e nove títulos ficaram com países da América do Sul.

11. O troféu da Copa do Mundo nem sempre teve esse nome

Até 1970, quem vencia a competição levava para casa a famosa Taça Jules Rimet. Foi apenas em 1974 que começou a ser utilizado o nome Troféu da Copa do Mundo.

12. O jogador mais jovem a ganhar a Copa do Mundo

Esse título quem tem é o Rei do Futebol: o famosíssimo Pelé. Foi com apenas 17 anos que o jogador trouxe a taça para o Brasil, na Copa de 1958.

13. Os maiores campeões da Copa do Mundo de Futebol

Você certamente já sabe que o Brasil se mantém no topo da lista dos maiores campeões da Copa do Mundo, sendo pentacampeão.

Em seguida, estão Itália e Alemanha, que já venceram quatro Copas. O Uruguai, Argentina e França conquistaram títulos de bicampeões, enquanto a Inglaterra e Espanha já ganharam a Copa uma única vez.

14. Copa de 2022 é a última com 32 seleções

A Copa do Mundo do Catar é a primeira que não será realizada entre junho e julho e a última com 32 seleções participantes. No Mundial de 2026, serão 48 equipes, o que aumentará o número de partidas para 80, no lugar das 64 realizadas até o momento.

15. Impedimento semiautomático

A Copa do Mundo de 2023 tem uma novidade tecnológica! Os estádios serão equipados com 12 câmeras superiores para rastrear a bola e a posição exata dos jogadores, sendo capaz de diferenciar 29 pontos específicos do corpo de cada atleta, 50 vezes por segundo.

Além disso, a bola ainda terá um sensor instalado em seu centro para determinar o momento exato em que o jogador fez o contato com ela.

Gostou de saber dessas curiosidades sobre a Copa do Mundo?

Agora é hora de torcer muito durante as partidas!

Ana Carolina Brunelli

Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Recent Posts

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024