A Copa do Mundo de 2022 já começou, dá para acreditar? Parecia estar tão longe e agora os jogos já estão rolando. Mas enquanto você vê uma partida ou outra, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo?
Dessa vez, o tão esperado evento será sediado no Catar e contará com a participação de 32 seleções, incluindo o Brasil, que estão divididas em oito grupos. Isso quer dizer que já está na hora de se preparar para torcer e vibrar muito pela seleção brasileira conquistar o hexa e trazer mais uma vez o troféu para casa.
Agora, para quem não sabe, a Copa é uma competição organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e acontece há 92 anos, de quatro em quatro anos.
No entanto, há várias outras curiosidades sobre a Copa do Mundo que muitos nem imaginam.
Confira no texto de hoje 15 delas!
Vamos ao topo da lista das curiosidades sobre a Copa do Mundo.
A primeira Copa do Mundo de Futebol foi realizada em 1930, no Uruguai. No total, 13 países participaram da competição, diferentemente de como é hoje, em que 32 países fazem parte da disputa. Para a primeira competição, o Estado uruguaio construiu um imenso estádio e, com 108 mil lugares, o local foi o palco da grande final entre Argentina e Uruguai. A vitória foi do Uruguai, por 4 a 2.
Leia também: RTÉ transmitirá jogos da Copa do Mundo 2022 na Irlanda
O francês Jules Rimet assumiu a presidência da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e foi o responsável por criar a competição de futebol que hoje é um dos maiores eventos esportivos do planeta.
Sim, foi apenas em 1970 que as pessoas puderam assistir a Copa do Mundo na TV em cores. Na época, a notícia atraiu multidões às lojas de eletrodomésticos, que venderam muitos aparelhos de TV pouco antes do início da competição.
Uma das maiores curiosidades sobre a Copa do Mundo está na crença dos torcedores em adivinhações para saber quem será o campeão. Paul, o polvo residente no Aquário Marinho de Oberhausen, na Alemanha, é conhecido no mundo por “prever” os resultados da Seleção alemã no Mundial de 2010, na África do Sul.
Antes dos jogos, Paul era colocado em frente a duas caixas com mexilhões: uma com a bandeira alemã, outra com a bandeira da seleção oponente. A caixa escolhida pelo polvo para se alimentar era interpretada como uma previsão do vencedor.
Em 2010, Paul previu a queda da seleção alemã nas semifinais e a conquista do terceiro lugar, tendo acertado todos os palpites. Ele morreu no mesmo ano.
Leia também: Copa do Mundo 2022: onde assistir aos jogos do Brasil na Irlanda
Quem pensa que o 7×1 da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo foi a partida com o maior número de gols marcados está enganado. O recorde aconteceu em junho de 1954, quando Suíça e Áustria jogaram uma partida histórica de 12 gols em Lausanne, com um placar de 7 a 5.
Sede de duas Copas do Mundo, o Brasil é a única seleção a participar de todas as edições do campeonato e a maior vencedora do evento, com cinco títulos. Entre junho de 1958 e julho de 1966 a seleção brasileira venceu todas as competições.
Argentina e Alemanha é o confronto que mais vezes ocorreu em finais de Copa do Mundo. No total, os países se enfrentaram três vezes, em 1986, 1990 e 2014.
Já o Brasil foi finalista consecutivamente em 1994, 1998 e 2002, vencendo a Itália nos pênaltis (1994), a Alemanha (2002) e sendo derrotado pela França (1998). Uma entre as boas curiosidades sobre a Copa do Mundo para se lembrar.
O título de jogador mais velho a marcar gol nos jogos da Copa do Mundo é de Roger Milla, da seleção Camarões. Roger tinha 42 anos quando marcou um gol contra a seleção russa durante a Copa de 1994, que ocorreu nos Estados Unidos.
Hoje ele tem 70 anos e vive em Camarões.
Não que a nós gostemos de curiosidades sobre a Copa do Mundo onde tenha Brasil e Alemanha no mesmo parágrafo, não é mesmo? Mas vamos lá!
Em 2014, a seleção da Alemanha se tornou a que mais vezes disputou os jogos finais, totalizando oito vezes. O Brasil vem logo em seguida, com sete jogos nas finais.
Leia também: Calendário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022
Até hoje, todas as edições da Copa do Mundo foram vencidas por seleções de apenas dois continentes: Europa e América. No total, seleções europeias conquistaram 11 títulos e nove títulos ficaram com países da América do Sul.
Até 1970, quem vencia a competição levava para casa a famosa Taça Jules Rimet. Foi apenas em 1974 que começou a ser utilizado o nome Troféu da Copa do Mundo.
Esse título quem tem é o Rei do Futebol: o famosíssimo Pelé. Foi com apenas 17 anos que o jogador trouxe a taça para o Brasil, na Copa de 1958.
Você certamente já sabe que o Brasil se mantém no topo da lista dos maiores campeões da Copa do Mundo, sendo pentacampeão.
Em seguida, estão Itália e Alemanha, que já venceram quatro Copas. O Uruguai, Argentina e França conquistaram títulos de bicampeões, enquanto a Inglaterra e Espanha já ganharam a Copa uma única vez.
A Copa do Mundo do Catar é a primeira que não será realizada entre junho e julho e a última com 32 seleções participantes. No Mundial de 2026, serão 48 equipes, o que aumentará o número de partidas para 80, no lugar das 64 realizadas até o momento.
A Copa do Mundo de 2023 tem uma novidade tecnológica! Os estádios serão equipados com 12 câmeras superiores para rastrear a bola e a posição exata dos jogadores, sendo capaz de diferenciar 29 pontos específicos do corpo de cada atleta, 50 vezes por segundo.
Além disso, a bola ainda terá um sensor instalado em seu centro para determinar o momento exato em que o jogador fez o contato com ela.
Gostou de saber dessas curiosidades sobre a Copa do Mundo?
Agora é hora de torcer muito durante as partidas!
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…