Quem aqui não lembra da célebre frase dita pela Kate Winslet em seu papel de Rose, no filme Titanic de 1997:
“Oh Jack, I’m flying”
E o Jack era nada mais nada menos que Leonardo DiCaprio, galã da época.
Bom, todo mundo sabe que o Titanic existiu de verdade, e foi construído em 1912 no Harland & Wolff Shipyard em Belfast, na Irlanda do Norte. Naquela época, ele era o navio com maior número de passageiros do mundo (2,240 pessoas).
O Titanic saiu da Inglaterra com destino a New York. No caminho, fez uma parada na França para entrada de mais passageiros, e também em QUeenstown (hoje conhecido como Cobh) na Irlanda. Bom, as “vias” aquáticas eram bem estreitas e o Titanic não conseguia ancorar na costa de Queenstown, e por isso tiveram que parar próximo, mas ainda no mar e disponibilizar pequenos barcos para buscar os passageiros na costa e embarcá-los com segurança.
Bom, passados mais de 90 anos, parece que a Irlanda ainda não aprendeu. Estava saindo para almoçar, quando olho para o Rio Liffey e vejo nada mais nada menos que ele, o neto do Titanic.Na verdade pesquisando um pouco mais, acredito que seja o Oscar Wylde Ferry.
O navio era enorme, e não me perguntem de onde ele surgiu, mas estava lá. E eu cheguei bem no momento em que ele estava cruzando a ponte East-link (última ponte antes de chegar no mar)
Confesso que fiquei com medo. A distância entre o pilar da ponte e o navio era muito pouca, mas felizmente deu tudo certo.
Bom, o final trágico do Titanic vocês também já conhecem. Foi na chamada Maiden Voyage, a viagem de inauguração, que ele se colidiu com um iceberg resultando na morte de mais de 1,517 pessoas.
Esse felizmente está vivo, e mais bacana que isso, dá pra viajar num barco desses aí por 100 euros.
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…