Você sabia que algumas pessoas podem estudar na Irlanda de graça? Sim, é isso mesmo! Anualmente, uma série de cursos extracurriculares, além de graduação, pós e mestrado, são oferecidos pelo programa Springboard.
O foco do programa é oferecer cursos que visem a inserção rápida do participante no mercado de trabalho. É justamente por esse motivo que todos os cursos pertencem às áreas em crescimento no país e que necessitam de mão de obra qualificada, como, por exemplo, TI, finanças, marketing digital, empreendedorismo, entre outras.
O programa é aberto tanto a irlandeses quanto a estrangeiros residentes no país. Entretanto, só é elegível quem está desempregado e possui cadastro no benefício social chamado jobseeker ou que se enquadre em uma das outras categorias elegíveis, que podem ser consultadas aqui.
Estudantes estrangeiros portadores do visto stamp 2 infelizmente não são elegíveis aos cursos do programa Springboard. Por outro lado, a Irlanda possui um número considerável de brasileiros com cidadania europeia ou visto stamp 4. Portanto, se esse é o seu caso e você tem interesse, confira aqui se você se qualifica ao programa.
Ao todo, são oferecidos 180 cursos em 36 universidades e instituições de ensino ao redor do país. Entre os destaques estão DCU, UCD, Griffith College, National College of Ireland, Cork Institute of Technology, entre outras universidades.
A maioria dos cursos são part-time e tem a duração máxima de um ano. Todos são regulados de acordo com o National Framework of Qualifications, chamado de NFQ, e vão desde o nível 6 ao 9 QQI.
E se você está realmente interessado, destacamos aqui que apesar de o ano letivo na Irlanda começar em setembro, ainda há diversas opções de cursos com matrículas abertas, sendo que em alguns deles as aulas terão início em janeiro de 2017.
Entre os destaques, por exemplo, está o curso de pós-graduação em inovação e empreendedorismo da UCD, cujas inscrições se encerram em abril de 2017.
Para quem tem interesse na área farmacêutica, por exemplo, até outubro desse ano estão abertas as inscrições para o curso Pharmaceutical and Medical Device Manufacturing, em Galway. Ele é voltado especialmente para quem possui graduação em engenharia ou carreiras relacionadas.
Quem está à procura de uma graduação, as inscrições para o bacharelado em Business pela Dorset College estão abertas até dezembro. As aulas serão ministradas em meio período, durante o dia ou noturnas. Outra opção é o bacharelado em engenharia, oferecido pela Griffith College de Limerick, cujas inscrições se encerram em outubro.
Os interessados em seguir uma carreira na área contábil, têm até outubro para se inscrever no curso Certificate in Fund Accounting da Dublin Business School. As aulas serão ministradas no período noturno e o curso tem duração de 1 ano. A instituição também oferece curso em Digital Marketing, outra área que está em destaque na Irlanda no momento.
Todo o processo de inscrição é realizado unicamente online, por meio do site Springboard Courses.
Após verificar se você é elegível ao programa, o primeiro passo é encontrar aqui os cursos que mais lhe interessam. A partir de então, basta preencher o formulário pelo site e acompanhar o status da sua inscrição.
Também destacamos que você pode se inscrever para mais de um curso. Porém, ao ser aprovado e aceitar uma das ofertas, as demais inscrições serão automaticamente canceladas.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…