Dá para levar criança para um Intercâmbio na Irlanda?

Dá para levar criança para um Intercâmbio na Irlanda?

Karine Keogh

8 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Essa é a dúvida que muita gente com filho tem.

A Resposta é sim, não e talvez.

Se você tem planos de fazer seu intercâmbio como estudante, infelizmente não há a possibilidade de trazer seu filho(a) porque, legalmente, estudante não pode ter dependentes, a não ser que ele(a) seja maior de 16 anos, dessa maneira exigências normais de um visto de estudante serão aplicadas.

Se você tem passaporte Europeu, você tem essa opção, embora algumas informações precisem ser avaliadas antes de submeter as crianças a essa “aventura”.

Outra maneira de se trazer crianças legalmente, é conseguir primeiro o Work Permit. Nesse caso, os direitos passam a ser quase que os de um cidadão Europeu (porém, com data de validade). Também existem casos em que estudantes de Doutorado/Mestrado têm o visto estendido aos familiares diretos (marido/esposa/filhos).

Ou seja, com exceção da cidadania Europeia, Work Permit e Doutorado/Mestrado, a imigração da Irlanda não concede visto de residência para menores de idade.

Mas, Ká, eu conheço fulano que foi estudar na Irlanda levando a família.

Eu também conheço, mas não aconselho.

Embora reconheça que é infinitamente mais fácil criar crianças na Irlanda do que no Brasil, essa afirmação só é verídica se houver estrutura.

Estudante só pode trabalhar legalmente 20 horas semanais. Com 20 horas semanais não se sustenta uma família.

Não existe creche pública, as escolas funcionam no período da manhã – provavelmente no mesmo horário da escola de inglês que você tem que frequentar. Suponhamos que você precise trabalhar no período da tarde/noite, como você fará com uma criança?

Aluguel de casa/vaga é o problema mais comum nos dias de hoje enfrentado pelos imigrantes. A procura está maior do que a oferta, fazendo com que os preços inflem, ou seja, muito provavelmente, como estudante, você não teria outra opção a não ser dividir apartamento e a realidade é que nem sempre damos sorte com nossos flatmates, sem contar o fato de que a maioria não gostaria de dividir casa com uma criança.

As crianças que são legalizadas (que tiram o PPS), recebem uma ajuda do governo no valor de €150 mensais e crianças até os 6 anos de idade tem cartão para atendimento gratuito no GP (clínico geral). O ensino público é de qualidade.

Por isso, meu conselho é: mesmo no caso de dupla cidadania, eu viria primeiro e aí, depois de conseguir uma casa (em uma área Child friendly), e estar com escola e emprego encaminhados, eu buscaria o filho(a).

Afinal, nenhuma criança precisa ser submetida a essa dose extra de estresse.

Construir uma vida nova é maravilhoso, mas manter os pés no chão é necessário!

Até o próximo post!

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Karine Keogh, Escreve crônicas sobre tudo, nem o carteiro se livrou. Ela não bebia até ter 4 kids, agora seus pratos preferidos contem vinho como ingrediente principal. Ela tem um marido rosa, adora compartilhar estórias e tem sempre um plano B. Para conhecer mais sobre a Irlanda e a Maternidade do lado meio irish, meio brasileiro de ser, você pode acompanhá-la no Facebook, Instagram e no seu blog Ká.Entre.Nós.

Veja também

Ensino superior na Irlanda: Por onde começar?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email