Para começar a vida de intercambista, nada mais necessário do que conseguir um “cantinho” para morar. Uma das formas de encontrar sua casa na Irlanda é procurar no Daft, um site especializado em aluguel. Mas será que é fácil encontrar um quarto pelo Daft?
Primeiramente, você precisará entender como navegar por esse site. Ou seja, focar, principalmente na busca de casas ou vagas para alugar e deixar de fora as opções de compra. Afinal, nenhum intercambista vai para a Irlanda com grana suficiente para comprar casa própria, não é mesmo?
Então vamos às dicas de como navegar pelo Daft.
Leia também: Guia completo sobre acomodação na Irlanda
Para começar, vamos falar sobre as duas abas que são mais comuns para se buscar uma vaga de aluguel em uma casa ou apartamento na Irlanda.
São eles:
Se você acabou de chegar para o seu intercâmbio na Irlanda e ainda não tem emprego nem muitos amigos, sugiro começar pelo “sharing” (compartilhar).
Você pode pensar, “bacana, agora apareceu um campo de busca com ‘trocentas’ opções! O que eu faço?”
Calma, Zé! É simples: você só precisa selecionar os bairros que deseja (veja o mapa de bairros aqui), média de preços e o tipo de quarto. O resto não importa agora.
Ouça: Acomodação na Irlanda e Opções Alternativas – E-Dublincast (Ep. 59)
Geralmente, na Irlanda, é possível encontrar quartos individuais, duplos, compartilhados, entre outros. Eles costumam estar disponíveis nas opções na hora de buscar sua vaga pelo Daft.
Sugestão, caso esteja apertado: double (mesmo que sejam 2 amigas) ou twin.
Agora vamos exemplificar como funciona o Daft. Selecionei single room até 900 euros por mês em Dublin 2. Vamos ver… Pluft!
Apareceram poucos resultados.
Cliquei em um e abriu:
Tem um monte de informação na página, mas se parar para ver com calma, é tudo bem simples.
De início você tem as fotos do quarto e da casa. Logo abaixo, você vê a descrição da casa. Vê o que acompanha, o que não acompanha (por exemplo, essa casa tem, atualmente, 2 pessoas).
Depois você tem acesso ao formulário de contato com o anunciante. Se for um nome, é geralmente a pessoa que está morando ou deixando o quarto. Se for um nome de empresa, aí é uma agência ou imobiliária que está gerenciando o anúncio.
Leia também: Conheça os desafios de encontrar uma acomodação em Dublin
Se for uma pessoa é mais informal. Ela provavelmente não terá poder de negociação (de valor), mas também tem menos burocracia. Quando é uma agência, você provavelmente terá um contrato, mais formalidade, mas pra quem se sente mais inseguro, é a melhor opção.
Ao entrar em contato, pergunte quando você poderá visitar, etc. E se você já estiver seguro com o inglês, pode ligar e já tentar agendar. Em gera, as ligações surtem mais efeitos do que os e-mails.
Viu? É fácil e indolor. Sugiro fazer isso com vários anúncios e ter algumas perguntas-padrão, porque depois acaba sendo mais fácil de você comparar as opções que encontrou. Depois de ponderar as melhores, agende as visitas.
Dica: Agende visitas de locais próximos no mesmo dia, pra não ficar rodando a cidade e perdendo seu valioso tempo!
O Daft também tem apps para iPhone e Android, caso queira fazer buscas enquanto anda pela rua.
Leia também: ‘Host family’: conheça os prós e contras da acomodação familiar
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…