Por Fabiano de Araújo
Inverno a todo o vapor, frio batendo na porta, chuva de todos os lados… Apesar de algo bem comum nas terras de cá, às vezes dá vontade de ficar em casa, olhando pela janela e pensando no que fazer para quebrar essa rotina.
De repente, um estalo! Sabe aquele filme clássico que você viu quando era adolescente lá nos anos 80? Se naquela época foi divertido, assistir ele agora, sem legenda, seria o máximo. Melhor ainda foi assisti-lo rodeado de jovens que o estão vendo pela primeira vez.
Tudo começou após a virada para 2015, quando saiu uma piadinha na internet sobre o filme “De volta para o Futuro II” (“Back to the Futute II”) – no meio do filme a história se passa em 21 de outubro de 2015. Devido à grande repercussão, eu e meus flatmates decidimos procurar o filme na Internet para assistir, e o mais engraçado é que muitos estavam assistindo ele pela primeira vez. Já pra mim foi uma releitura, só que muito melhor. O desafio mesmo foi assistir ele na sua língua original, o inglês.
Após essa experiência, combinei com os meus amigos de realizarmos toda semana uma sessão Cinema Anos 80, pois muitos clássicos eles só conheciam por nome ou por uma cena em especial. É um festival de filmes como: Ferris Bueller’s Day Off (Curtindo a vida Adoidado); Top Gun (Top Gun – Ases Indomáveis); Big (Quero Ser Grande) e também os filmes da série Back to the Futute (De Volta para o Futuro).
Essa experiência é muito interessante pois, além de rever os clássicos, estamos praticando o idioma em uma linguagem com menos gírias do que os filmes atuais.
Posso dizer que até já tive um “Dejavu” ao assisti-los, pois quando eu era o pré-adolescente, era meu pai quem ficava ao meu lado revendo os filmes que para ele foram clássicos em sua juventude. Agora sou eu que transmito isso aos meus flatmates. É o ciclo da vida dando início a mais uma volta, porém remodelada. Ao invés de filhos de sangue, hoje tenho filhos de criação, filhos e amigos da família intercâmbio.
Se você gosta de filmes e tem curiosidade em assistir algo para testar o seu inglês, inclua os filmes clássicos da sua adolescência. A experiência é rica e o desafio é mais eletrizante.
A cinegrafia dos anos 80 é rica em filmes de tirar o folego que, além de matar a saudade do nosso tempo, vai ajudar muito no nosso aprendizado. Para deixar a experiência ainda mais interessante, inclua alguns Filmes irlandeses e você se surpreenderá, além de aprender ainda mais sobre a Irlanda em outras épocas. Boa sessão pipoca!
Esse texto faz parte da série Dublin para Maiores, assinado pelo nosso colunista Fabiano de Araújo e conta a perspectiva daqueles que decidem fazer intercâmbio na maturidade.
Fabiano de Araújo é gaúcho de carteirinha, mas catarinense de coração. Formado em Comércio Exterior, trabalhou 10 anos com exportação. Um belo dia resolveu largar tudo e encarar um intercambio próximo dos 40 anos, como forma de entrar na melhor idade realizando sonhos. Amante por viagens inesperadas está sempre com uma mochila pronta para encarar desafios. Resolveu compartilhar de sua aventura com os demais por acreditar que nunca é tarde para realizar sonhos.
Revisado por Tarcisio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…