Para quem pretende migrar para o Canadá e se desenvolver profissionalmente no país, é importante estar inteirado sobre quais áreas estão em alta por lá. A boa notícia é que a necessidade de profissionais estrangeiros para suprir a demanda do mercado canadense continua alta. Para se ter uma ideia, há alguns meses, por exemplo, o Ministério da Imigração do Quebec, maior província canadense, realizou em São Paulo uma palestra gratuita para apresentar ao público as oportunidades de trabalho no país.
O fato é que, assim como na Irlanda, a área de TI é uma das mais promissoras no Canadá. Apenas na província de Quebec, estima-se que até 2019 serão criadas 49 mil vagas de trabalho nesse setor. Assim, profissionais graduados em carreiras como ciência e engenharia da computação, são os mais buscados para as oportunidades de análise e administração de dados. Designers, desenvolvedores web, programadores, desenvolvedores de mídias interativas, analistas, consultores de informática e gestores de sistemas também figuram entre os profissionais com mais chances de encontrar emprego mais rápido por lá.
Outros setores, como finanças, recursos humanos, telecomunicações, engenharia, arquitetura, marketing, saúde, administração pública, relações públicas, artes performáticas, curadoria, construção, transporte, contabilidade, agricultura e horticultura, entre outras, também possuem uma alta demanda de profissionais. A lista completa de áreas elegíveis ao visto de trabalho no país pode ser acessada aqui.
E quem está realmente pensando em migrar para o país, uma das maneiras mais eficientes de se procurar emprego por lá é utilizar a página oficial do governo canadense. Eles possuem uma sessão com um banco de empregos, onde é possível visualizar as vagas disponíveis em todo o país.
Também vale destacar que algumas profissões regulamentadas no Canadá exigem a validação do diploma de profissionais estrangeiros. Esse é o caso de engenheiros, enfermeiros e fisioterapeutas, por exemplo.
Mesmo com uma grande oferta de vagas para estrangeiros, vale destacar que o processo de imigração do país pode ser bem complexo em alguns casos. Nós já abordamos aqui quais são os principais programas de imigração disponíveis no país e seus requerimentos.
Também vale consultar o site do governo canadense e responder a um questionário que no final indicará quais programas você pode ou não se inscrever.
Nas últimas semanas, o Canadá anunciou que a partir de maio de 2017 turistas brasileiros que já possuem o visto americano terão a entrada facilitada no país. Nesse caso, aplicar para o visto de turista canadense deixará de ser necessário – bastará apenas requerer uma Autorização Eletrônica de Viagem, que pode ser solicitada pela internet e custa 7 dólares.
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…