Categories: Acomodação

Detalhes importantes na hora de alugar um apê

Alugar um cantinho só para você aqui na Irlanda e finalmente deixar o homestay que você pagou na escola para passar as s primeiras semanas. Esse foi o primeiro desafio enfrentado por mim. Estou em Bray com meu namorado há um mês e arrumar um lugar pra gente foi um alívio muito grande, embora não tenha sido tão fácil. Ficamos uma semana por só conta disso, o que nos impediu, inclusive, de dar entrada no PPS e procurar emprego. Mas vamos direto ao ponto.

Finalmente um cantinho só pra gente! 360 euros por mês, à 20 minutos da escola. Bem razoável pra Bray.

Chegamos na sexta-feira, dia 11 de março, e tínhamos até o dia 25 (duas semanas) para encontrar um lugar para ficar. Nesse meio tempo, teve o St. Patrick`s Day, que dificultou as coisas, devido às paralisações do feriado. Somente no dia 21 começamos a procurar de verdade. Até então, só tínhamos conversado aqui e ali com outros alunos da escola. Nesses cinco dias, esgotamos as possibilidades. Procuramos como procurar apartamentos pelo Daft.ie, pegamos indicações com vários colegas, anúncios no mural da escola e do supermercado Tesco e… Acho que parou por aí. Bray não é muito grande.

De segunda-feira até a sexta, dia da mudança, visitamos alguns apartamentos e quartos em casas para dividir com outras pessoas. A maioria deles achamos no Daft, mas outros foram por indicações de colegas. De todas as visitas que fizemos, tiramos algumas conclusões que podem te ajudar bastante na hora de escolher a primeira moradia na Irlanda. Vamos a elas.

Quarto para casal

Continua após a publicidade

O duble room é um quarto com cama de casal, cujo aluguel é um pouco mais caro que o single room, pois pressupõe-se que será habitado por duas pessoas, é mais espaçoso, etc. Mas sabe-se lá, por que cargas d`água, muitas das casas que oferecem o quarto com cama de casal não aceitam casais! Foi o que mais vimos no Daft. Quartos em casas bacanas, com um preço bom, mas que não aceitavam casais (“couples not alowded”). Para o caso de amigos que queiram dividir quarto, existem os twin rooms. Acho que mesmo para duas garotas, não seria muito confortável dividir cama. Haja amizade! Portanto, se você está acompanhado, saiba que a sua pesquisa já vai se restringir por aí.

Depósito

Tanto para quartos como para apartamentos, é exigido do locatário uma garantia, já que aqui não existe o fiador, como no Brasil. Aqui em Bray, todos os lugares que visitamos exigiam um mês de aluguel extra, no início da locação, a ser devolvido quando você sai do apê. Ou seja, já se prepare para gastar! Se você for alugar um apartamento cujo aluguel é 400 euros, só pra entrar, você terá que gastar 800. Existem alguns lugares que cobram por semana, o que facilita bem a questão do depósito, já que em vez um mês extra você pagaria somente uma semana. Os apês e quartos com pagamentos semanais também são vantajosos caso você ainda esteja à procura do lugar ideal. Seria somente uma morada provisória.

Mas e na hora de receber o depósito de volta? Esse é o ponto mais importante e tudo tem que estar muito claro entre você e o locador. Quando você negocia com uma imobiliária, eles exigem que você fique um período mínimo no apartamento, geralmente seis meses ou um ano. Se você sair antes do que está definido no contrato, eles não te devolvem a grana. Às vezes você vai negociar um quarto diretamente com o dono de uma casa. Nesse caso, ele pode estipular também um prazo (como foi em alguns quartos que visitamos), mas vocês podem entrar em um acordo e, se você arranjar outra pessoa para entrar no seu lugar, ele te devolve o dinheiro.

Em outros casos, você vai entrar em uma república com outros estudantes. Na que visitamos, não tinha um período mínimo pra pegar o deposito de volta, mas você tinha que obrigatoriamente arranjar um ocupante pra te substituir. Isso porque um dos moradores foi o responsável por negociar a casa na imobiliária. Assim, ele e os primeiros moradores da república se reuniram e pagaram o mês extra. Daí por diante, o dinheiro dos que entravam era a devolução do depósito dos que saiam. Colocando em números, o aluguel era 800 euros, dividido para quatro pessoas, que se reuniram e formalizaram o acordo com a imobiliária. No primeiro mês, cada um deu 200 do aluguel mais 200 do depósito. Quando um deles for embora, arranjará outra pessoa para substituí-lo e os 200 euros do depósito dela ficam sendo o retorno do que ele havia pago no fechamento do contrato. E assim por diante.

Quartinho espaçoso, guarda-roupas, mesa de estudos, internet, uma vista legal. Nosso cantinho ficou muito agradável.

Uma dica super importante antes de finalizar esse tópico: se você vai negociar com a imobiliária, fique de olho. Além do período mínimo para ocupar a casa, ainda tem as avarias, como arranhões ou sujeira nas paredes e etc. Qualquer coisa vai ser motivo pra eles não devolverem a grana, por isso, vasculhe o apê antes de alugar. Qualquer mancha ou defeito observado na visita deverá ser apontado por você, para que depois não tenha que pagar pelo erro de outros inquilinos. Esse conselho me foi dado por um dono de casa, por isso, levei tão a sério. Mas, na verdade, nunca fiquei sabendo de casos assim.

Lixo

Uma questão que me chamou muita atenção aqui, e que eu nunca tinha ouvido falar em outros blogs, é a coleta do lixo. Aqui, não existe um sistema como o do Brasil, em que o governo vai lá e recolhe todo o lixo que você produz indiscriminadamente. Na Irlanda, você tem que pagar para que ele seja recolhido, e não é barato, viu? Para que seu lixo seja levado pelo caminhão, você deverá colocá-lo em sacos especiais, que são vendidos no mercado. São 6 euros o saco de lixo orgânico e 2 euros do lixo seco. Levando-se em consideração que não demora muito pra encher os sacos aqui, ainda mais com a quantidade de comida congelada que compramos, lá se vai um dinheirinho no fim do mês. Mas, para a nossa felicidade, existe outra forma de ter o lixo recolhido sem gastos. Alguns prédios possuem caçambas para os moradores depositarem o lixo. Essas caçambas são colocadas pelo condomínio e a cobrança é feita anualmente. Quem paga são os proprietários. Acho que esse valor nunca chega a ser repassado para nós.

Fora o dinheiro que você gastaria com os sacos de lixo “oficiais”, tem que se levar em conta o incômodo, caso você seja muito espertinho, de ficar procurando um lugar, na calada da noite, para desovar o seu lixo, depositado nos sacos pretos comuns. Não tente fazer isso: além de poder ser multado, vai poluir a cidade. Os sacos pretos deixados em terrenos baldios, becos e etc. nunca são recolhidos.

Outros detalhes

Máquina de lavar, muitas panelas ao meu dispor, uma boa área, tv… tem quebrado bem o galho, viu?!

Além do lixo, você poderá economizar nos gastos mensais se a casa em que você se instalar possuir maquina de lavar e secar (ou pelo menos uma área boa para estender as roupas), panelas e pratos à vontade, roupa de cama (falo isso, porque tivemos que dormir com um edredom emprestado no primeiro dia. Não tinha roupa de cama na casa) e outros itens do seu dia-a-dia. Lavanderia não é muito barato, pelo menos aqui em Bray, e quanto mais coisas você puder evitar comprar, pelo menos antes de arrumar um emprego, melhor.

A internet é outro detalhe importante. Se a casa já tiver internet, a sua tarefa será pagar a sua parte da conta no fim do mês. Caso contrário, você seria o responsável por colocá-la no apartamento. Mais gastos e aborrecimentos.

Dividir uma casa ou arrumar um cantinho só pra mim?

Em meio a tantos detalhes, eu não terminei de contar o fim da nossa procura. Acabamos alugando um quarto de casal no apartamento de um chinês. Além de nós, ele também mora na casa e tem uma chinesa que aluga outro quarto. O condomínio é bem agradável, temos o lixo, a máquina de lavar, panelas… Claro que seria muito melhor alugar um flat só pra nós, onde não teríamos que conviver com pessoas desconhecidas. Seria do nosso jeito, mas, colocando tudo na balança e levando em consideração o custo do flat, mais as taxas de luz e internet (que teríamos que instalar, sem a possibilidade de dividir com outros moradores) e a nossa situação temporária de desempregados, achamos melhor ficar no quarto. Aqui também evitamos a burocracia da imobiliária e o prazo mínimo dele é só três meses. Agora é torcer pra ele não sumir com o nosso depósito. O recibo que temos foi escrito à mão em uma folha de caderno. Arriscado? Sim. Mas estamos confiando nele. Façam o possível para formalizar a locação de vocês.

Próximo passo: arranjar um emprego. Assim que acontecer, continuo contando a nossa saga!

Até breve!

Veja outras materias relacionadas a moradia clicando em:

Aluga-se vaga mansao por apenas 100 euros – 30/07/2012

Custo de vida na Irlanda – 16/04/2012

Lar doce Lar – alugando nas redes sociais 19/03/2012

edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024