Há quem diga que por mais que um brasileiro viaje para longe do país de origem, o Brasil jamais sairá dele. Nós concordamos com isso, afinal, foi lá que criamos nossas raízes, cultivamos verdadeiras amizades, colecionamos momentos maravilhosos e vivemos por muitos anos com as nossas famílias.
Quando viajamos para o exterior, seja para realizar um sonho ou ir em busca de novas aventuras, ficamos saudosos de tudo o que vivemos na nossa amada terrinha. Por estarmos longe das pessoas que sempre nos apoiaram, é inevitável que muitas vezes a saudade acabe aparecendo, principalmente em um intercâmbio, quando o tempo longe de casa é maior.
Entretanto, também sabemos que os brazucas estão por todos os cantos desse mundo, e isso é muito bom, pois de certa forma isso nos faz sentir um pouco mais em casa. Por essa razão não é tão difícil se sentir em um pedacinho do Brasil, mesmo estando fora dele.
Aqui na Irlanda, onde os brasileiros já estão entre as nacionalidades que mais imigram, não é diferente. A equipe do E-Dublin listou cinco formas de fazer os brazucas sentirem realmente como se estivessem no Brasil. Os responsáveis por estas ideias são patriotas e estrangeiros que hoje mostram para toda a Irlanda um pouco mais da cultura e tradições do nosso país.
O famoso Australiano já é um dos queridinhos dos brasileiros quando o assunto é música, cerveja e futebol. Apesar de ser um pub e restaurante típico do país da Oceania, é lá que toda quarta a casa recebe os nossos idolatrados ritmos samba e pagode.
Toda semana o pub está lotado e, na maioria das vezes, de brasileiros. Não tem como não se sentir em casa, afinal, é o alto astral da banda e dos pagodeiros de plantão que dão alegria ao lugar.
Além das tradicionais quartas-feiras, o Woolshed também transmite diversos jogos de futebol, inclusive os campeonatos que acontecem no Brasil. Lá é onde se reúnem os amantes do esporte e de uma boa cerveja quando algum time brasileiro está em campo. O calendário de jogos pode ser conferido no site do pub.
Endereço: Parnell Street, Dublin 1.
É comprovado diariamente por estatísticas extraoficiais que a cada dez brasileiros, dez sentem falta daquele churrasquinho sagrado que acontece no Brasil, seja semanalmente ou em eventos especiais.
Quem pensa que vai ter que sobreviver sem essa iguaria brasileira está muito enganado! Além dos eventos que muitas vezes são realizados nas casas dos nossos conterrâneos, é possível também apreciar um rodízio de churrasco no espeto, todos os domingos, no Boteco Brazil, restaurante típico brasileiro, localizado à beira do rio Liffey.
Lá também é um bom lugar para comer pastel e todo dia o restaurante oferece buffet com comidas tradicionais como arroz, feijão, saladas, peixe, bife à milanesa e outras opções que nos fazem falta no dia-a-dia fora do Brasil. Aos sábados o Boteco Brazil realiza a tradicional feijoada, além de oferecer um buffet de frutos do mar e comida japonesa.
O restaurante também realiza festas noturnas e entre os estilos musicais estão o samba e o forró. Na página do Facebook do Boteco Brazil é possível conferir os eventos programados.
Endereço: 6 Upper Ormond Quay, Dublin 7, localizado à beira do rio Liffey.
Em funcionamento desde fevereiro de 2014, a Academia surgiu através da ideia de três brasileiros que já eram professores de dança no Brasil antes de virem para Dublin. O objetivo inicial era trazer a cultura da dança brasileira para a Irlanda e também atrair os brazucas para as aulas.
Sabendo que a capital irlandesa já conhecia os ritmos do sertanejo e do forró, o trio resolveu investir na ideia. A Academia Brasileira de Dança já recebeu mais de 250 alunos e atualmente conta com cerca de 50 alunos por aula e 30 que frequentam assiduamente.
As aulas são free e abertas a todos, desde quem já dança até aqueles que estão interessados em iniciar a atividade.
O local de funcionamento da Academia é o Egali Hostel, localizado na 146, Parnell St. Mais informações e contato, no Facebook da Academia Brasileira de Dança.
Tudo que um brasileiro gosta, reunido em um só lugar: pastel, cerveja, futebol, sushi, pagode, forró, samba e feijoada. O D-One é o mais novo pub brasileiro de Dublin que está conquistando o coração de quem está sempre ligado à nossa cultura e aos nossos costumes.
O pub também transmite jogos de futebol e todos os domingos recebe a roda de samba que ultimamente tem atraído um público tanto brasileiro quanto irlandês. Para conferir a programação completa do D-One é só acessar a página do Facebook.
Endereço: 89, Capel Street, Dublin 1.
Com certeza muitos se perguntaram: “Ok, tem churrasco! Mas e a carne?”
Pois é, muitos brasileiros falam que a carne daqui não é aquilo tudo. Nada comparada à nossa verdadeira picanha, por exemplo. É nessas horas que podemos recorrer aos mercados que vendem os principais produtos que não são encontrados por aqui – e principalmente aqueles que mais sentimos falta, como farofa, bolachas, carnes, coxinhas, empadinhas e água de coco em caixinha. Esses são apenas alguns dos alimentos que podemos encontrar por lá. Um desses mercados fica em uma rua paralela à Grafton Street, na Clarendon House.
Endereço: 34-37, Clarendon Street, Dublin 2.
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Julho/2014.
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann, que realiza a previsão do tempo na Irlanda, emitiu um alerta vermelho…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…