Todos os anos, em 9 de maio, é comemorado o Dia da Europa – um dia que celebra a paz e a unidade na Europa e comemora a assinatura da histórica “Declaração Schuman” em 9 de maio de 1950. Neste dia, a. Irlanda aproveita para celebrar sua entrada na União Europeia há 50 anos (leia mais abaixo).
No discurso proferido pelo político francês Robert Schuman naquela data, ele propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), a primeira organização europeia criada após a Segunda Guerra Mundial.
A ideia era unir as nações europeias economicamente, a fim de evitar futuros conflitos, o que foi a raiz para a criação da União Europeia.
O Dia da Europa é marcado por eventos e atividades que promovem a identidade europeia, a diversidade cultural e os valores da União Europeia, como a paz, a democracia, os direitos humanos e a solidariedade.
É uma oportunidade para destacar as realizações da UE e para reafirmar o compromisso com a cooperação e a integração europeias.
No Dia da Europa, os países também celebram o aniversário de suas filiações na União Europeia.
A Irlanda se juntou à UE quando ainda era chamada de Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1º de janeiro de 1973. Naquele ano, a Dinamarca e o Reino Unido também se tornaram membros da CEE.
Desde então, a Irlanda tem sido um membro ativo e influente da UE, participando de várias políticas e programas da UE em áreas como agricultura, meio ambiente, comércio e educação.
O Ministro das Despesas Públicas, Entrega e Reforma do Plano de Desenvolvimento Nacional da Irlanda (Public Expenditure, National Development Plan Delivery and Reform), Paschal Donohoe, afirmou que a UE é frequentemente focada em questões econômicas e políticas, mas tem suas raízes como um projeto de paz, democracia e ao estado de direito.
“Para a Irlanda, 2023 é um ano especial, pois marca 50 anos da Irlanda na União Europeia. Nossos membros têm desempenhado um papel fundamental na transformação social e econômica da Irlanda”, disse.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…