Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás em seu sistema de registro, obrigando os estrangeiros a usarem um número telefônico para fazer seus primeiros agendamentos no escritório de atendimento Burgh Quay, em Dublin.
A atitude teve como objetivo eliminar a ação de golpistas, que usavam o sistema para vender horário a imigrantes, o que é ilegal, já que o sistema de agendamento sempre foi totalmente gratuito.
Agora, o governo irlandês lançou um novo centro digitalizado para realizar o atendimento de serviços de imigração no país, o Digital Contact Centre (DCC): portal.irishimmigration.ie.
Imigrantes na Irlanda poderão utilizar o novo portal digital para agendar e modificar compromissos de registro inicial, facilitando o processo e eliminando a necessidade de ligações telefônicas para o atendimento.
Com a proposta de tornar os serviços de imigração mais eficientes e acessíveis, o DCC oferece uma interface de autoatendimento, permitindo que os usuários não apenas agendem compromissos, mas também acompanhem o status de suas solicitações de forma independente.
O edublin já havia divulgado que todas as renovações de visto já podem ser feitas de forma 100% online.
Com o avanço gradual da plataforma, o portal passará a permitir consultas sobre vistos, registros, permissões de residência, documentos de viagem, direitos do tratado europeu e processos de cidadania.
Dados do Departamento de Imigração apontam que quase metade das consultas recebidas diariamente está relacionada a atualizações sobre solicitações em andamento.
A expectativa é que o DCC não apenas facilite o acesso dos imigrantes a informações, mas também permita que a equipe do departamento dedique mais tempo ao processamento dos pedidos — o que acelera todo o processo.
Para criar uma conta de acesso fácil aos serviços imigratórios no DCC, é preciso de:
Vale destacar que todo o site pode ser acessado em diversos idiomas, inclusive o português.
A Ministra da Justiça da Irlanda, Helen McEntee, comemorou a inauguração do Centro de Contato Digital (DCC) para o atendimento de serviços de imigração, destacando a importância da digitalização para aprimorar o serviço público e agilizar o atendimento aos imigrantes.
“O lançamento do Centro de Contato Digital marca um avanço significativo na digitalização da função de imigração do meu Departamento. Esta plataforma online inovadora substitui antigos sistemas de atendimento e permite ao meu Departamento responder às consultas com mais rapidez e eficiência.”
A Ministra reforçou que a decisão de modernizar os sistemas de imigração visa tornar o atendimento mais ágil e responsivo.
“Colocar nossos clientes no centro do nosso trabalho é um fator determinante para este investimento e modernização. Queremos que os serviços estejam mais acessíveis e atendam melhor às necessidades do público.”
Como parte da modernização do sistema de imigração, o governo alocou um investimento adicional de €25 milhões, incluído no Orçamento de 2025, para transformar e simplificar o atendimento.
A medida visa tornar o sistema mais transparente e acessível, atendendo à crescente demanda de serviços imigratórios.
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