Quem precisa utilizar muito o Luas (trem urbano) e o Dublin Bus (sistema de ônibus da capital irlandesa) sabe que vale a pena pagar mensal ou anualmente para trafegar livremente pela cidade. As tarifas mensais e anuais, no entanto, vão sofrer reajuste a partir do dia 1º de dezembro. Haverá, ainda, mudanças nos valores individuais, mas que serão apenas publicados em março do próximo ano.
O maior aumento nos preços das tarifas será aplicado para passageiros do Luas, que aumentarão mais de 7%. O valor muda para 1.300 euros anuais ou 130 euros mensais.
As passagens anuais ou mensais apenas de ônibus, que cobrem rotas operadas tanto pelo Dublin Bus quanto pelo Go-Ahead Ireland, também aumentarão, de 1.400 euros para 1.450 euros anuais e de 140 euros para 145 euros mensais.
Leia também: Saiba qual será o valor do salário mínimo na Irlanda em 2020
O contrário acontece com os passageiros que usam o pacote Luas + Dublin Bus. A tarifa vai cair de 2.050 euros para 1.950 euros anuais e de 205 euros a 195 euros mensais.
A NTA (National Transport Authority — Autoridade Nacional de Transportes) da Irlanda publicou uma lista de todas as alterações, que englobam outras cidades irlandesas. Mas, ao contrário de Dublin, os passageiros de tarifas anuais e mensais da Bus Éireann verão uma diminuição no preço das passagens.
Leia também: Entenda como o budget irlandês pode afetar a sua vida
As tarifas em cidades como Ashbourne, Kilcock e Celbridge cairão mais de 4%, de 1.548 euros para 1.480 euros anuais. Em Drogheda, Trim, Newbridge e Baltinglass a tarifa anual cai de 2.448 euros para 2.340 euros.
Tarifas regionais de ônibus para estudantes também diminuirão significativamente em cidades como Cork, Limerick e Galway.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…