Dublin Bus e Luas terão reajuste de tarifas mensais e anuais

Quem precisa utilizar muito o Luas (trem urbano) e o Dublin Bus (sistema de ônibus da capital irlandesa) sabe que vale a pena pagar mensal ou anualmente para trafegar livremente pela cidade. As tarifas mensais e anuais, no entanto, vão sofrer reajuste a partir do dia 1º de dezembro. Haverá, ainda, mudanças nos valores individuais, mas que serão apenas publicados em março do próximo ano.

A taxa anual e mensal do Luas foi a que mais sofreu aumento nas alterações de valores do transporte público de Dublin. Foto: Divulgação

O maior aumento nos preços das tarifas será aplicado para passageiros do Luas, que aumentarão mais de 7%. O valor muda para 1.300 euros anuais ou 130 euros mensais.

As passagens anuais ou mensais apenas de ônibus, que cobrem rotas operadas tanto pelo Dublin Bus quanto pelo Go-Ahead Ireland, também aumentarão, de 1.400 euros para 1.450 euros anuais e de 140 euros para 145 euros mensais.

Leia também: Saiba qual será o valor do salário mínimo na Irlanda em 2020

Continua após a publicidade

O contrário acontece com os passageiros que usam o pacote Luas + Dublin Bus. A tarifa vai cair de 2.050 euros para 1.950 euros anuais e de 205 euros a 195 euros mensais.

Fora de Dublin, tarifas diminuem

A NTA (National Transport Authority — Autoridade Nacional de Transportes) da Irlanda publicou uma lista de todas as alterações, que englobam outras cidades irlandesas. Mas, ao contrário de Dublin, os passageiros de tarifas anuais e mensais da Bus Éireann verão uma diminuição no preço das passagens.

Leia também: Entenda como o budget irlandês pode afetar a sua vida

As tarifas em cidades como Ashbourne, Kilcock e Celbridge cairão mais de 4%, de 1.548 euros para 1.480 euros anuais. Em Drogheda, Trim, Newbridge e Baltinglass a tarifa anual cai de 2.448 euros para 2.340 euros.

Tarifas regionais de ônibus para estudantes também diminuirão significativamente em cidades como Cork, Limerick e Galway.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025