Dublin volta a ser uma das top 10 cidades mais habitáveis para europeus no ranking mundial da consultoria ECA International.
De acordo com o Relatório Anual da consultoria, realizado com expatriados europeus ao redor do mundo, Dublin retorna ao topo da lista em 2018 após ter perdido a posição no ano anterior devido a problemas de falta de moradia.
A pesquisa classifica cidades do mundo inteiro com base em vários fatores de habitabilidade, como por exemplo: a disponibilidade de serviços de saúde, moradia e serviços públicos, acesso a opções de lazer e entretenimento, infraestrutura, tensões políticas, qualidade do ar, entre outras. Segundo o relatório final, Dublin empatou em nono lugar, ao lado de Luxemburgo e Gotemburgo.
Isso coloca a capital irlandesa à frente de cidades como Zurique (14), Viena (17) e Edimburgo (19), mas atrás das principais cidades como Copenhague e Berna, e Genebra, que ocupam, respectivamente, o topo da lista. No total foram avaliadas 480 cidades em todo o mundo.
O relatório destaca que Dublin oferece um elevado nível de qualidade de vida para expatriados europeus, além da melhoria em setores como infra-estrutura, e saúde. A pesquisa também retorna uma opinião geral de que os expatriados se sentem mais seguros em Dublin depois de escurecer do que em muitas outras cidades.
O Reino Unido não obteve um desempenho muito bom na pesquisa, apenas Edimburgo, capital da Escócia está no top 20, com a 19ª posição no ranking. Londres e Glasgow ficaram com a 49ª e 57ª posição, respectivamente.
Fora da Europa, Toronto, no Canadá, é considerada uma das melhores cidades para se viver, de acordo com os expatriados europeus entrevistados na pesquisa.
Camberra e Wellington na Austrália também oferecem boa qualidade de vida para imigrantes europeus. Já na Ásia, Singapura é a cidade favorita dos expatriados e a única do continente a ocupar uma posição entre as 100 primeiras.
De acordo com o relatório, nenhuma cidade da América do Sul figura entre as 100 primeiras posições do ranking.
Apesar de ocupar o topo do ranking mundial de melhores cidades para se viver, Dublin também é eleita uma das 100 cidades mais caras do mundo, segundo o relatório de custo de vida divulgado pela ECA International em 2018.
Dublin avançou 48 posições na pesquisa, pulando para o 72º lugar no último ano. Assim, atualmente o custo de vida na capital irlandesa chega a superar o de cidades como Dubai e a região do Vale do Silício, em São Francisco.
Segundo o ranking, Caracas, na Venezuela é a cidade mais cara do mundo, isso se deve ao elevadíssimo índice de inflação e à instabilidade política. As cidades suíças Zurique, Genebra, Basel e Berna, completam o top 5 no ranking custo de vida.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…