A chuva está para a Irlanda assim como a pint está para o pub. No país onde é possível presenciar as quatro estações do ano em apenas um dia, é difícil passar 24 horas sem um pingo de água cair do céu.
Até mesmo no verão, com dias mais ensolarados – o que faz com que todo mundo aproveite para sair de casa -, pode começar a chover quando menos se espera.
Mas o clima nunca foi problema para os irlandeses. E quem vem de outros países para morar na Ilha Esmeralda também acaba se acostumando, seja tomando incansáveis banhos de chuva, carregando um guarda-chuva – que não é algo bem apropriado para se proteger da água em função do vento – ou com capas e roupas específicas.
E se engana quem pensa que não há nada para fazer em Dublin quando chove, além de ir para um pub beber a adorada pint. O E-Dublin listou alguns dos lugares para visitar na capital irlandesa para quem não quer se incomodar em ficar olhando para o céu a cada minuto, principalmente quando São Pedro resolve não colaborar.
Baile Átha Cliath, que é o nome da capital irlandesa em gaélico, é uma cidade rica em cultura. Por todos os cantos é possível encontrar algo que está relacionado com histórias importantes do passado de Dublin e da Irlanda. E muito mais do que isso, muitos destes momentos estão registrados nos mais variados museus da cidade.
Opções não faltam e quando a chuva começa a cair lá fora é só escolher algo novo para conhecer. Entre as principais atrações estão o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu Nacional de História Natural que estão situados no Museu Nacional da Irlanda, a Galeria Nacional da Irlanda, a Biblioteca Nacional e outros menores como a Hugh Lane Gallery, onde está a recriação do estúdio de Francis Bacon, renomado pintor irlandês.
Além destes, há também o Dublin Writers Museum, que conta as histórias dos principais escritores da Irlanda.
Além dos museus de arte e históricos, Dublin possui outros locais que têm muito a contar. A Trinity College abriga em sua biblioteca o Book of Kells (Livro de Kells em português), que é considerado um dos mais importantes vestígios da arte religiosa medieval.
Na região do Temple Bar também está o Dublin Castle, onde é possível conhecer as instalações do antigo castelo. A Chester Beatty Library está localizada ao lado e além de diversos livros antigos, conta também a história das diferentes religiões no mundo.
Além da rica história, as duas igrejas mais antigas possuem arquitetura de deixar qualquer um impressionado. A St. Patrick’s Cathedral e a Christ Church são dois pontos turísticos importantes a serem visitados, já que a religião está diretamente ligada à toda a história da Irlanda.
Atravessando a rua da Christ Church ainda é possível conhecer o Dublinia, museu dos Viking’s que conta toda a história com roupas e objetos da época em que os Viking’s habitaram Dublin e a Irlanda.
Dublin possui o maior cinema da Irlanda, o Cineworld, onde é possível assistir aos principais lançamentos do mundo cinematográfico e ainda aproveitar para treinar o inglês. Outra opção é o Savoy Cinema, o mais antigo cinema em operação de Dublin.
Também é possível conhecer um lado diferente do Temple Bar, em uma pequena entrada quase imperceptível diante de tantos pubs: o Irish Film Institute que oferece uma programação dos melhores filmes independentes irlandeses, de língua estrangeira e cinema clássico.
Outras duas opções são os teatros de Dublin O Gate Theatre e o Abbey Theatre recebem peças clássicas e são uma boa opção para quem procura por algum tipo diferente de entretenimento na cidade.
Além de possuir uma quantidade considerável de lojas pelo centro da cidade, Dublin também conta com shoppings com muitas opções para quem quer gastar dinheiro. No shopping Drumdrum, que está localizado a cinco quilômetros do centro de Dublin, é possível visitar mais de 120 lojas, 30 estabelecimentos de alimentação, um night club e também um cinema.
Além do Drumdrum, localizados no centro da cidade ou próximo dele estão o Jervis Shoppping Centre, Stephen’s Green Shopping Centre, Arnotts e o Powerscourt Townhouse Centre, onde está a loja Dolls Store, especializada em casas de boneca, e concertos de bonecas e bichos de pelúcia, além de um museu dentro da loa com bonecas que datam de 1900.
Outro centro de compras um pouco diferente, com produtos mais artesanais é o George’s Street Arcade, localizado na George Street.
A rota gastronômica de Dublin é tão rica quanto a quantidade de pubs da cidade. Por aqui é possível dar a volta ao mundo só pela diversidade de restaurantes dos mais variados locais do mundo.
Além disso, é possível passar várias horas em algum café de sua preferência, que vão dos mais charmosos aos mais moderninhos e cheios de estilo. E como chuva sempre pede um bom café ou até mesmo um chá, que é tradicional na Irlanda, é possível passar uma tarde inteira conversando e conhecendo um pouco mais da cultura do chá da tarde. ]
Dica: por aqui o mais comum é o chá preto com leite, ou White tea como é conhecido. O site Lovin Dublin fez um Top 10 dos cafés de Dublin.
As duas bebidas mais famosas da Irlanda possuem suas casas em Dublin. Em ambas é possível conhecer um pouco mais sobre a história de como as bebidas começaram a ser produzidas, tanto a famosa cerveja preta Guiness, como o whiskey irlandês Jameson, e saber da história ao longo dos anos de cada uma.
Ao final de cada tour você ainda tem a oportunidade de experimentar a bebida, que está inclusa no valor pago em cada tour.
Como falamos no começo, quem mora em Dublin aprende a lidar e driblar a chuva quando é preciso. Mas quando isso não é possível, faça como todos os irlandeses: continue caminhando, e seja feliz! Explore e viva Dublin seja com chuva ou sol e veja que a cidade tem muito mais do que se pode esperar.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…