Categories: Notícias

Dublin está entre cidades mais culturais e criativas da UE

A Comissão da União Europeia lançou a segunda edição do seu Cultural and Creative Cities Monitor (Monitor de Cidades Culturais e Criativas), uma ferramenta projetada para avaliar as cidades europeias que se destacam nestas áreas. Dublin ficou entre as cinco cidades com o potencial criativo e cultural da UE e que possuem número de habitantes entre 500 mil e 1 milhão.

Diversidade de eventos culturais como o St. Patrick’s Day foi um dos motivos para Dublin estar entre cidade mais culturais da UE. Foto: Pxhere

A iniciativa da Comissão busca fomentar a criatividade e a cultura, mostrando que elas são vitais para impulsionar o crescimento econômico e a coesão social. Após o sucesso da primeira edição em 2017, o lançamento do Cultural and Creative Cities Monitor 2019 apresenta um retrato atualizado da riqueza cultural e criativa da Europa em uma amostra extensa de 190 cidades em 30 países, incluindo Noruega e Suíça, que não pertencem à União Europeia.

Paris (França), Copenhague (Dinamarca), Florença (Itália) e Lund (Suécia) ocupam o primeiro lugar em seus respectivos grupos populacionais.

Os indicadores da pesquisa incluem medir a “vibração cultural”, a “economia criativa” e o “ambiente favorável”. Das cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Dublin perde para Copenhagen (Dinamarca), Lisboa (Portugal), Estocolmo (Suécia) e ganha de Stuttgart (Alemanha).

Continua após a publicidade

Dublin foi destacada por ter um impressionante patrimônio histórico e cultural, um centro acadêmico e artístico com uma vibrante vida cultural e de entretenimento, alimentada por um rico programa de festivais e eventos. Entre esses eventos destaca-se a Cultural Night, com mais de 80 museus, galerias, teatros, catedrais e instituições culturais de todas as filiais oferecendo uma noite de entretenimento gratuitamente.

Leia também: Dublin, Cork e Galway estão entre as cidades mais amigáveis do mundo

Em 2010, Dublin adquiriu o status de Cidade Criativa da Literatura pela Unesco. A capital irlandesa é também lembrada pelo fato de ter uma história literária mundialmente famosa que deu origem a muitas figuras literárias proeminentes, como George Bernard Shaw e Samuel Beckett.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024