Tradicional na Irlanda, o cinema é uma válvula criativa para expor os dilemas da sociedade. Não por menos, vários festivais específicos dão vida à cena cinematográfica da ilha. Entre eles, está o Dublin Feminist Film Festival, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, no Light House Cinema, em Smithfield, na capital irlandesa. Realizado desde 2015, o festival promove e celebra cineastas do sexo feminino, com objetivo de inspirar e capacitar mais mulheres no envolvimento com a produção cinematográfica.
O festival é dedicado a destacar o trabalho das mulheres cineastas em vários gêneros e formatos. Apesar das barreiras culturais e institucionais que ainda existem, as irlandesas estão dirigindo uma grande variedade de filmes, desde comédias até os dramas, romance e histórias inspiradoras.
Além de filmes realizados por irlandesas, o festival apresenta longas-metragens, documentários e curtas de todo o mundo. O Light House é o lugar perfeito para as exibições.
As mulheres estão se destacando na direção cinematográfica, e na Irlanda não é diferente. Do número de filmes dirigidos por irlandeses, cerca de 20% são dirigidos por mulheres.
Neste ano, serão exibidos cinco filmes, além de uma seleção de curtas-metragens e duas sessões de discussões com cineastas. Para promover o DFFF 2019, a organização do festival lançou um minidocumentário mostrando uma linha do tempo da atuação das mulheres no cinema irlandês.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…