Tradicional na Irlanda, o cinema é uma válvula criativa para expor os dilemas da sociedade. Não por menos, vários festivais específicos dão vida à cena cinematográfica da ilha. Entre eles, está o Dublin Feminist Film Festival, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, no Light House Cinema, em Smithfield, na capital irlandesa. Realizado desde 2015, o festival promove e celebra cineastas do sexo feminino, com objetivo de inspirar e capacitar mais mulheres no envolvimento com a produção cinematográfica.
O filme Disco Pigs será exibido no dia 22 de agosto, dentro da programação do Dublin Feminist Film Festival 2019. Foto: Divulgação
O festival é dedicado a destacar o trabalho das mulheres cineastas em vários gêneros e formatos. Apesar das barreiras culturais e institucionais que ainda existem, as irlandesas estão dirigindo uma grande variedade de filmes, desde comédias até os dramas, romance e histórias inspiradoras.
Além de filmes realizados por irlandesas, o festival apresenta longas-metragens, documentários e curtas de todo o mundo. O Light House é o lugar perfeito para as exibições.
Kissing Candice integra programação de longas-metragens do Dublin Feminist Film Festival. Foto: Divulgação
As mulheres estão se destacando na direção cinematográfica, e na Irlanda não é diferente. Do número de filmes dirigidos por irlandeses, cerca de 20% são dirigidos por mulheres.
Neste ano, serão exibidos cinco filmes, além de uma seleção de curtas-metragens e duas sessões de discussões com cineastas. Para promover o DFFF 2019, a organização do festival lançou um minidocumentário mostrando uma linha do tempo da atuação das mulheres no cinema irlandês.
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…