Parada LGBTQIA+ Dublin 2023: desfile, rotas e eventos

Parada LGBTQIA+ Dublin 2023: desfile, rotas e eventos

Rubinho Vitti

1 ano atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A cidade está toda enfeitada com as cores do arco-íris e outras cores que representam a comunidade LGBTQIA+. Afinal, estamos em junho e as celebrações de orgulho dessa sopa de letrinhas já começou. Na Irlanda, o auge será o Dublin Pride Festival, com a Parada LGBTQIA+ acontecendo na tarde de sábado, 24 de junho.

Antes e depois da marcha, várias atividades acontecem com foco em assuntos que envolvem a comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, iIntersexo, Assexuais e outros.

Um dos destaques da agenda é a festa Mother Pride Block, um festival de música eletrônica e apresentações de drags e outros artistas que acontece em uma grande área do Museu Nacional da Irlanda.

Neste ano, o tema do Dublin Pride Festival é “Protest. Remember. Celebrate”.

Parada LGBTQIA+ de Dublin celebra 40 anos

A primeira parada LGBTQIA+ de Dublin foi a “Dublin Pride March”, em 1974. Em 1983, ela ficou maior, se tornando uma Pride Parade, um dos maiores e mais populares eventos da Irlanda. Ao longo dos anos o percurso da parada mudou junto com a evolução da capital da Irlanda.

No 40º aniversário do evento, a organização informou que tanto “o impacto visível da Parada quanto seu fluxo e movimento” vai se tornar mais dinâmico, usando pela primeira vez, toda a O’Connell Street em ambos os lados, com o tráfego dando prioridade ao desfile.

Programação da parada em 2023

Em 2023, a Parada LGBTQIA+ de Dublin vai começar ao meio-dia, saindo da O’Connell Street, seguindo sentido rio Liffey e passando por ruas como Lombard Street, Westland Row, até chegar ao Merrion Square, onde finaliza (veja mapa acima).

As pessoas não precisam se registrar para o desfile. Basta apenas aparecer e participar da marcha.

Na Merrion Square, as pessoas poderão participar da Pride Village, um evento com música, gastronomia, apresentações diversas e discursos fortes e empoderados sobre a importância do orgulho LGBTQIA+.

A entrada é gratuita.

Eventos do Dublin Pride Festival

Entre os dias 20 e 25 de junho acontece o Dublin Pride Festival com um calendário repleto de eventos e atividades para a comunidade LGBTQ+ e aliados. No entanto, outros eventos acontecem durante todo o mês.

Vamos destacar alguns deles:

Mother Pride Block

O vencedor do Grammy, Purple Disco Machine, se apresenta no sábado durante o evento na Mother.

Na sexta e no sábado, 23 e 24 de junho, a Mother Pride Block Party está de volta para um fim de semana inteiro de celebração queer.

A atração principal são os fenômenos pop Mercury Prize, Self Esteem, na noite de sexta-feira, e o vencedor do Grammy, Purple Disco Machine, no sábado à noite.

Juntando-se a eles no palco principal durante o fim de semana estão drags da “Ru Pauls Drag Race”: Alumni, Bimini, Raja e Naomi Smalls com Bianca Del Rio apresentando o palco principal na sexta-feira e Panti Bliss apresentando no sábado. Outras drags se apresentam durante todo o festival, incluindo a brasileira Vicky Volltz.

A DJ irlandesa Krystal Klear e os DJs da Mother vão tocar no fim de semana ao lado de cantores locais, incluindo Erica Cody e Brooke (Scullion).

Local: Museu Nacional da Irlanda (Collins Barracks)
Datas: Sexta-feira, 23 de junho, horário: 18h às 23h
Sábado, 24 de junho: das 16h às 23h
Ingressos à venda!

Pride Service at The Dublin Unitarian Church

A Igreja Unitária de Dublin sedia o evento, que faz uma reflexão e celebra a comunidade LGBTQIA+ e aliados. Todos são bem-vindos, independentemente da afiliação religiosa ou espiritual, com o objetivo de celebrar o respeito e promover o amor livre de discriminação.

Local: Dublin Unitarian Church (112 St. Stephen’s Green)
Data: 25 de junho, às 11h

Dublin Pride Run

O Dublin Front Runners promove o Dublin Pride Run, uma corrida e caminhada de 5km no icônico Phoenix Park. A ideia é levantar a pauta do orgulho e ajudar instituições de caridade LGBTQIA+: HIV Ireland, Trans Equality Together & ShoutOut.

Local: Phoenix Park
Data: Sexta, 16 de junho, 19h30
Inscrições abertas.

Lavender Walk Queer History Tour with Tonie Walsh

Parte indispensável do Dublin Pride, o walking tour “queer” volta durante o mês de junho, com apresentação do arquivista, ativista, escritor e historiador Tonie Walsh. O passeio parte da Bernardo Square. Em aproximadamente duas horas, Walsh narra os principais acontecimentos da história LGBTQIA+ da Irlanda nas ruas da cidade de Dublin.

Local: a partir da Bernardo Square
Data: 19 a 23 de junho, às 13h

Pride Ride

Participe de um grupo de ciclistas com o ‘Ride With Pride‘. O passeio é gratuito, não requer registro e oferecerá uma oportunidade para os envolvidos conhecerem outros membros da comunidade LGBTQIA+ interessados em andar de bicicleta em um passeio seguro e social em grupo. O destino final é o Phoenix Park. Todos são bem vindos!

Local: UCD Southside (e outros locais)
Data: sábado, 17 de junho, às 9h

Dance to the Underground

Festa orgnanizada por brasileiros, Dance to the Underground tem ambiente ‘queer alternativo’ com punk e rock.

O “Dance to the Underground – Queer Punk and Goth Night” é um evento queer alternativo realizado pelo DJ brasileiro Rod Fibula. A ideia é criar uma noite punk e gótica, celebrando o mês da Pride. A edição especial terá os djs residentes Rod.Fibula e Tibia e o DJ convidado Nollipop.

A festa continua com a banda de punk rock The Coathanger Solution e shows das dragas Coco Ri, Vicky Volltz e performance de Fibula.

Local: Fibber Magees
Data: quinta-feira, 22 de junho, 21h
Ingressos na portaria.

Outras baladas

As principais casas noturnas e pubs voltados à comunidade LGBTQIA+ vão ter programações especiais durante todo o mês, entre elas:

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email