Entretenimento

Parada LGBTQIA+ Dublin 2023: desfile, rotas e eventos

A cidade está toda enfeitada com as cores do arco-íris e outras cores que representam a comunidade LGBTQIA+. Afinal, estamos em junho e as celebrações de orgulho dessa sopa de letrinhas já começou. Na Irlanda, o auge será o Dublin Pride Festival, com a Parada LGBTQIA+ acontecendo na tarde de sábado, 24 de junho.

Antes e depois da marcha, várias atividades acontecem com foco em assuntos que envolvem a comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, iIntersexo, Assexuais e outros.

Um dos destaques da agenda é a festa Mother Pride Block, um festival de música eletrônica e apresentações de drags e outros artistas que acontece em uma grande área do Museu Nacional da Irlanda.

Neste ano, o tema do Dublin Pride Festival é “Protest. Remember. Celebrate”.

Continua após a publicidade

Parada LGBTQIA+ de Dublin celebra 40 anos

A primeira parada LGBTQIA+ de Dublin foi a “Dublin Pride March”, em 1974. Em 1983, ela ficou maior, se tornando uma Pride Parade, um dos maiores e mais populares eventos da Irlanda. Ao longo dos anos o percurso da parada mudou junto com a evolução da capital da Irlanda.

No 40º aniversário do evento, a organização informou que tanto “o impacto visível da Parada quanto seu fluxo e movimento” vai se tornar mais dinâmico, usando pela primeira vez, toda a O’Connell Street em ambos os lados, com o tráfego dando prioridade ao desfile.

Programação da parada em 2023

Em 2023, a Parada LGBTQIA+ de Dublin vai começar ao meio-dia, saindo da O’Connell Street, seguindo sentido rio Liffey e passando por ruas como Lombard Street, Westland Row, até chegar ao Merrion Square, onde finaliza (veja mapa acima).

As pessoas não precisam se registrar para o desfile. Basta apenas aparecer e participar da marcha.

Na Merrion Square, as pessoas poderão participar da Pride Village, um evento com música, gastronomia, apresentações diversas e discursos fortes e empoderados sobre a importância do orgulho LGBTQIA+.

A entrada é gratuita.

Eventos do Dublin Pride Festival

Entre os dias 20 e 25 de junho acontece o Dublin Pride Festival com um calendário repleto de eventos e atividades para a comunidade LGBTQ+ e aliados. No entanto, outros eventos acontecem durante todo o mês.

Vamos destacar alguns deles:

Mother Pride Block

O vencedor do Grammy, Purple Disco Machine, se apresenta no sábado durante o evento na Mother.

Na sexta e no sábado, 23 e 24 de junho, a Mother Pride Block Party está de volta para um fim de semana inteiro de celebração queer.

A atração principal são os fenômenos pop Mercury Prize, Self Esteem, na noite de sexta-feira, e o vencedor do Grammy, Purple Disco Machine, no sábado à noite.

Juntando-se a eles no palco principal durante o fim de semana estão drags da “Ru Pauls Drag Race”: Alumni, Bimini, Raja e Naomi Smalls com Bianca Del Rio apresentando o palco principal na sexta-feira e Panti Bliss apresentando no sábado. Outras drags se apresentam durante todo o festival, incluindo a brasileira Vicky Volltz.

A DJ irlandesa Krystal Klear e os DJs da Mother vão tocar no fim de semana ao lado de cantores locais, incluindo Erica Cody e Brooke (Scullion).

Local: Museu Nacional da Irlanda (Collins Barracks)
Datas: Sexta-feira, 23 de junho, horário: 18h às 23h
Sábado, 24 de junho: das 16h às 23h
Ingressos à venda!

Pride Service at The Dublin Unitarian Church

A Igreja Unitária de Dublin sedia o evento, que faz uma reflexão e celebra a comunidade LGBTQIA+ e aliados. Todos são bem-vindos, independentemente da afiliação religiosa ou espiritual, com o objetivo de celebrar o respeito e promover o amor livre de discriminação.

Local: Dublin Unitarian Church (112 St. Stephen’s Green)
Data: 25 de junho, às 11h

Dublin Pride Run

O Dublin Front Runners promove o Dublin Pride Run, uma corrida e caminhada de 5km no icônico Phoenix Park. A ideia é levantar a pauta do orgulho e ajudar instituições de caridade LGBTQIA+: HIV Ireland, Trans Equality Together & ShoutOut.

Local: Phoenix Park
Data: Sexta, 16 de junho, 19h30
Inscrições abertas.

Lavender Walk Queer History Tour with Tonie Walsh

Parte indispensável do Dublin Pride, o walking tour “queer” volta durante o mês de junho, com apresentação do arquivista, ativista, escritor e historiador Tonie Walsh. O passeio parte da Bernardo Square. Em aproximadamente duas horas, Walsh narra os principais acontecimentos da história LGBTQIA+ da Irlanda nas ruas da cidade de Dublin.

Local: a partir da Bernardo Square
Data: 19 a 23 de junho, às 13h

Pride Ride

Participe de um grupo de ciclistas com o ‘Ride With Pride‘. O passeio é gratuito, não requer registro e oferecerá uma oportunidade para os envolvidos conhecerem outros membros da comunidade LGBTQIA+ interessados em andar de bicicleta em um passeio seguro e social em grupo. O destino final é o Phoenix Park. Todos são bem vindos!

Local: UCD Southside (e outros locais)
Data: sábado, 17 de junho, às 9h

Dance to the Underground

Festa orgnanizada por brasileiros, Dance to the Underground tem ambiente ‘queer alternativo’ com punk e rock.

O “Dance to the Underground – Queer Punk and Goth Night” é um evento queer alternativo realizado pelo DJ brasileiro Rod Fibula. A ideia é criar uma noite punk e gótica, celebrando o mês da Pride. A edição especial terá os djs residentes Rod.Fibula e Tibia e o DJ convidado Nollipop.

A festa continua com a banda de punk rock The Coathanger Solution e shows das dragas Coco Ri, Vicky Volltz e performance de Fibula.

Local: Fibber Magees
Data: quinta-feira, 22 de junho, 21h
Ingressos na portaria.

Outras baladas

As principais casas noturnas e pubs voltados à comunidade LGBTQIA+ vão ter programações especiais durante todo o mês, entre elas:

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025