Por acaso, você já ouviu falar em Dundalk? Pois a cidade é a capital do condado de Louth e está localizada exatamente na metade do caminho entre Dublin e Belfast, praticamente na fronteira com a Irlanda do Norte.
Com uma população estimada em 35 mil habitantes, de acordo com o último censo realizado no país, Dundalk é relativamente pequena. Mesmo assim, há muito o que se fazer por lá. Afinal, a cidadezinha é rodeada pela natureza.
Há muita história preservada, com ruínas e construções bem antigas, que remetem ao século 1.
Procurando um destino diferente para viajar pela Irlanda? Então, continue a leitura e se informe mais sobre Dundalk. Vamos lá?
Dundalk é uma ótima opção para sair dos destinos de viagens comuns pela Irlanda. Tranquila, a cidade é excelente para quem quer relaxar, caminhar e curtir a natureza.
Além disso, é uma grande oportunidade para interagir com a hospitaleira população local e praticar o inglês — por que não?
Vamos sugerir alguns pontos importantes para você visitar durante seu passeio por Dundalk.
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
A cerca de 15 minutos do centro, por exemplo, é possível visitar o Hill of Faughart, um morro com 200 metros de altura de onde é possível se ter uma belíssima vista da cidade.
O Hill of Faughart também é mencionado em contos lendários da cultura irlandesa e, até hoje, é um local de peregrinação para religiosos, já que se acredita que esse foi o lugar de nascimento de Santa Brígida, no ano 451.
Outro ponto que merece ser visitado é o Castle Roche. O castelo, hoje em ruínas, foi construído em 1235 e está localizado no alto de um morro, a 10 quilômetros do centro da cidade. De lá se tem uma vista incrível do condado de Louth.
Quem curte museus pode dar uma paradinha no County Museum Dundalk. Ele ocupa um prédio do século 18 que, no passado, funcionava como destilaria.
Lá, é possível saber mais sobre a história do condado, desde a Idade da Pedra até os tempos atuais — e tudo isso de forma interativa. O museu funciona de terça a sábado, e os ingressos custam 2 euros.
Não há opções de hostels em Dundalk, mas, se você quer aproveitar uma noite ou mais tempo na cidade, existem opções de pousada, com café da manhã incluso, a partir de 45 euros o quarto.
Já para quem prefere o conforto de um hotel, é possível se hospedar desembolsando a partir de 70 euros por quarto.
Leia também: O que fazer em Wicklow: o condado mais florido da Irlanda
O The Jockeys Pub é uma ótima opção na hora que bater a fome durante a sua visita a Dundalk. O local oferece diversas opções para almoço e jantar, desde sopas e saladas a sanduíches, massas e carnes.
Outra opção é o Windsor Bar, que oferece comida caseira com um menu para todos os gostos, abrangendo a culinária irlandesa, frutos do mar e pratos vegetarianos.
Para quem não abre mão de uma boa comida italiana, o La Cantina não deve decepcionar, já que os pratos são preparados com ingredientes frescos e o restaurante conta com um ambiente agradável.
Dundalk também não decepciona no quesito vida noturna, quando os bares da cidade ficam cheios e é possível ouvir boa música ao vivo na maioria deles. Entre os destaques, estão o Spirit Store, o The Bartender e o The Jockeys Pub.
Para se chegar lá, a partir de Dublin, é possível ir de ônibus saindo da Custom House Quay, no centro da cidade, com partidas de hora em hora.
As passagens podem ser adquiridas tanto no ônibus, com o motorista, quanto online. Custam em torno de 15 euros, ida e volta. O percurso dura 1 hora e 35 minutos.
Também há a opção de ir de trem, que sai da Connolly Station, no centro de Dublin. Nesse caso, o preço da tarifa pode chegar a 20 euros o trecho. Entretanto, estudantes com carteirinha válida têm desconto. A duração da viagem é de, aproximadamente, 1 hora e 5 minutos.
Para quem quiser ir de carro, basta seguir pela M1 em direção a Belfast e pegar a saída 16. A partir dali, é só seguir a sinalização para chegar ao centro da cidade. O percurso total dura em torno de uns 40 a 50 minutos.
Leia também: O que fazer em Killarney, na Irlanda
Agora, você já sabe mais um pouquinho sobre Dundalk. Que tal se preparar para o seu intercâmbio na Irlanda? Tem muito mais coisas para colocar no papel e se organizar, viu?
Por isso mesmo, preparamos o ebook Como planejar seu Intercâmbio – Irlanda, que tem todas as informações necessárias para quem deseja estudar e trabalhar no país.
Você também pode solicitar seu orçamento de intercâmbio na Irlanda com os parceiros do edublin!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…