A primeira edição do E-Dublin PRO foi um sucesso, reunindo 150 pessoas durante a manhã e a tarde de sábado, 21 de julho de 2018, no Sugar Club, em Dublin. A conferência de capacitação oportunizou aos participantes entender melhor o mercado de trabalho na Irlanda e potencializar as chances de conseguir um emprego na área de atuação profissional.
A plataforma online do evento, lançada em maio de 2020, já está disponível.
Saiba mais sobre o EDUBLINPRO clicando aqui.
Além de palestras e painéis com perguntas e respostas, o público pôde tirar dúvidas em sessões individuais com especialistas em currículo e relações humanas. Alguns participantes contaram ao E-Dublin o que acharam do evento, que deve ter a segunda edição realizada em breve.
O evento teve início às 10h, no Sugar Club, com palestras. Apresentaram-se a career coach Tana Storani, o life coach David McGrath, além de Mariana Simizu, do LinkedIn, e Sean Murray, especialista em visto de trabalho na Irlanda.
Na segunda parte do evento, à tarde, os participantes puderam conversar com recrutadores que analisaram os currículos e deram dicas de como potencializá-los. Funcionários do LinkedIn também estiveram disponíveis para analisar perfis e orientar sobre procedimentos da rede social.
O workshop Como se Comportar em uma Entrevista, com Priscylla Finneran e Jeff Caselden, incluiu simulações de entrevistas no palco e exercício prático. Edu Giansante, do E-Dublin, que coordenou e apresentou o evento, também explicou aqui tim-tim por tim-tim como foi a experiência na realização.
Brasileiros que buscam um trabalho em suas áreas de atuação originais parabenizaram a organização do evento pela oportunidade de aprender e conhecer mais sobre o mercado europeu.
“O ponto de destaque, para mim, foi a objetividade que todos os participantes tiveram sobre a possibilidade de imigração referente às áreas de aplicação de visto de trabalho”, disse Naian Nicholas, 32, que atua como consultor de carreira no Brasil e pretende seguir nessa área em terras irlandesas.
Ele saiu de lá com um convite de uma instituição para enviar seu currículo. “Fiquei surpreso e feliz com o resultado. É uma oportunidade real para quem está aqui na Irlanda e realmente quer receber um direcionamento inicial do que fazer e como chegar lá.”
Andrei Lourenço, 27, é analista de mídia social, mas trabalha como bartender em Dublin, onde está há três anos. Agora, quer trabalhar na sua área profissional.
“O ponto positivo para eu poder participar foi conseguir o emprego e ter mais informações sobre como o mercado está acontecendo aqui.”, disse. Para ele, a palestra do LinkedIn foi o auge, além do contato com pessoas que são sucesso. “É uma relevância enorme para nós, brasileiros, saber que é possível conseguir trabalhos na nossa área e ter esse contato mais de perto para escutar como as pessoas conseguiram chegar lá.”
Fernando Drummond, 29, é engenheiro civil, mas não trabalha nessa área na Irlanda, onde vive há um ano e meio. Ele decidiu participar a fim de encontrar pessoas que poderiam contribuir para melhorar o seu currículo, a maneira de se comportar nas entrevistas, além das vantagens de networking com os recrutadores.
“Minha expectativa, agora, é conseguir algumas entrevistas depois de aprender essas dicas”. Ele disse que vai indicar o evento para os amigos. “Você fica mais por dentro de como funciona a procura de emprego na Irlanda. É super válido, principalmente para quem está chegando.”
Laís Moura, 29, já trabalha com digital marketing, mas participou do evento, analisando o conteúdo.
“O evento ‘itself’ foi uma iniciativa linda, pedagógica e super solidária para com a sociedade brasileira em Dublin. Foi muito gratificante saber que todos os participantes e equipe estavam ali ‘spending’ o seu sábado enquanto voluntários”, afirmou.
Segundo ela, entre as melhorias para a próxima edição, está a disponibilidade de mais recrutadores para ajudar os participantes a atingir os seus objetivos. “Achei que os ‘recruiters’ não tiveram como responder todas as perguntas e dar muita atenção para cada caso, visto que havia muitos participantes para poucos profissionais.”
O E-Dublin PRO fez tanto sucesso que já existe a possibilidade de que ele volte a acontecer ainda este ano. Já o E-Dublin XP Brasil — realizado em duas edições, em São Paulo, com intuito de tirar dúvidas a futuros intercambistas — já está confirmado para o ano que vem. Ele vai acontecer no dia 16 de março de 2019.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…