Bruxelas possui um importante papel na política internacional, sendo sede do Parlamento Europeu e da Otan. Mesmo assim, a seriedade proveniente da política não afeta a vibrante cena cultural da cidade e seus 1,8 milhões de habitantes.
Isso sem falar que a cidade é um paraíso para os chocólatras, já que por todos os lados é possível encontrar essa deliciosa iguaria em vitrines que dão água na boca só de olhar. Mas Bruxelas não se resume apenas aos waffles e chocolates e tem muito o que oferecer aos seus visitantes.
A partir de Dublin, o que não faltam são opções. Para facilitar a sua vida, vale dar uma olhada no BestDay e comparar preços dos voos saindo na direção dos principais aeroportos belgas.
Como a cidade está localizada próxima a Paris e Amsterdã, outra opção é visita-la de trem ou ônibus. Nesses casos também é importante comprar as suas passagens com antecedência para conseguir preços mais em conta.
Para quem quer se acomodar e ficar bem localizado, nem precisa dizer que Bruxelas, assim como as principais capitais europeias, tem opções para todos os gostos e bolsos. Para quem deseja privacidade e uma boa noite de sono, recomendamos o Hôtel des Collonies e o Metropole. Outro que tem sido bastante recomendado é o Bloom.
Em Bruxelas se fala francês e holandês, como você vai notar por lá. Todas as placas de informações pela cidade possuem inscrições nos dois idiomas. Nem todo mundo fala inglês, portanto as vezes pode ser meio complicado conseguir informações na rua se você não tem um conhecimento básico de um dos idiomas falados na cidade.
O principal monumento de Bruxelas é o Atomium, um conjunto de nove esferas metálicas que simboliza uma molécula de ferro ampliada 165 bilhões de vezes. Construído para a exibição universal de Bruxelas de 1958, ele está localizado no Heysel Park, a cerca de 20 minutos de metrô do centro da cidade, e tem 103 metros de altura.
Para quem gosta de arte, a boa notícia é que Bruxelas possui museus com excelentes acervos. Os Musées Royaux des Beaux Arts, por exemplo, possuem obras dos principais artistas plásticos flamencos, como Bosch, além de uma grande coleção de obras surrealistas de artistas como Magritte.
Já para os fãs de quadrinhos, o Comics Art Museum é uma atração imperdível. Lá dá para conferir ilustrações originais de personagens nascidos na Bélgica, como Smurfs e Tintin, além de outros clássicos dos quadrinhos ao redor do mundo, como Asterix, Superman, Batman, Peanuts, etc. O museu conta, também, com um espaço de leitura onde revistas em quadrinhos estão disponíveis em mais de 20 idiomas para o público.
Aliás, basta um olhar mais atento pelas ruas de Bruxelas para ver diversos murais desenhados. É possível, inclusive, fazer um tour completo por esses endereços, já que é possível descobrir todos os locais dos principais murais no site da Secretaria de Turismo da cidade.
Bem no coração de Bruxelas está localizado outro ponto alto da cidade, a Grand Place. A praça é composta por edifícios tão deslumbrantes que é considerada uma das mais bonitas do mundo e também Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Um dos edifícios mais imponentes é o da Prefeitura, cuja construção foi finalizada em 1455. A cada ano par, durante a terceira semana de agosto, a praça é coberta por um carpete de flores, no qual são utilizadas aproximadamente 750 mil begônias.
Pertinho da Grand Place está outro ícone belga, o Manneken Pis. E não é que a estátua do garotinho fazendo xixi é a mais famosa do país? A obra data de 1619 e foi feita pelo artista François Duquesnoy. Uma das tradições locais é vestir o garoto com roupas diferentes ao longo do ano e, inclusive, seu guarda-roupas com cerca de 600 peças está exposto no City Museum.
Experimentar as tradicionais cervejas belgas. Estima-se que o país conte com cerca de 1000 variedades da bebida, portanto, quando estiver em um dos bares da cidade, a regra é não pedir a mesma cerveja duas vezes, assim você consegue provar uma variedade maior. No supermercado é possível encontrar boas marcas, como Leffe, Duvel, Affligem, entre outras. Só tome cuidado e se alimente bem antes, afinal, o teor alcoólico de algumas delas pode chegar a 10%.
Para os apaixonados por chocolates, não saiam da cidade sem provar o chocolate quente da Godiva, pois é algo simplesmente divino! E outra dica para quem ama essa iguaria, mas não quer gastar uma fortuna nas luxuosas lojas de Bruxelas, é possível encontrar excelentes marcas a venda nos supermercados a preços bem acessíveis. A Côte d’Or, por exemplo, é queridinha entre os belgas.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…