Entrar em uma faculdade de business na Irlanda é mais fácil do que muita gente imagina. O processo seletivo é relativamente simples, na maioria das universidades ele acontece on-line, mas o candidato vai precisar se preparar para garantir sua vaga, já que é um dos cursos mais procurados pelos estudantes internacionais na Ilha.
A cada ano, cresce o número de estudantes de todo o mundo para fazer cursos de negócios nas universidades irlandesas. Para você ter uma ideia, o número de novos estudantes internacionais buscando ensino superior na Irlanda aumentou 45% entre 2013 e 2017, de acordo com um estudo publicado pela Rede Europeia de Migração da Irlanda. Em 2018, o número de estudantes estrangeiros chegou a quase 20 mil.
Agora, por que esses cursos atraem tantos estudantes internacionais? Por causa do preço e das oportunidades de trabalho! Os cursos de graduação voltados para área de negócios na Irlanda costumam ser bem mais baratos, inclusive na Europa, e o candidato ainda pode escolher estudar em uma das melhores universidades do mundo, a Trinity College Dublin.
A Irlanda tem hoje, aproximadamente, 40 instituições de ensino que oferecem graduação em business. Neste artigo, vamos mostrar como é feito o processo seletivo e quais são as melhores universidades de negócios da Ilha Esmeralda. Confira!
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
Antes de explicar como faz para entrar em uma faculdade de business na Irlanda, primeiro, você precisa entender que existem muitas opções de cursos nessa área por lá. O tempo de duração de cada graduação é de 3 a 4 anos e vai depender do programa ofertado pela universidade.
Os principais cursos de business são administração de empresas, marketing, gestão de negócios, recursos humanos, sistemas de informação, contabilidade e finanças. Mas também é possível fazer um Bachelor Degree in Business, em período integral. Nele, o programa do curso tem uma base mais geral dos conceitos, práticas e metodologia de negócios e gerenciamento. É nessa graduação que vamos focar aqui, ok?
O primeiro passo do candidato é fazer sua inscrição on-line. Depois, apresentar toda documentação solicitada pela universidade e, quando for aceito, pagar o valor da anuidade do curso para começar as aulas, que podem ter início em fevereiro ou setembro de cada ano letivo.
Porém, as etapas de inscrição são diferentes para o cidadão europeu e não europeu.
O candidato deverá fazer sua inscrição on-line por meio da Central Applications Office (CAO), que processa os pedidos de cursos de graduação na Irish Higher Education Institutions (HEIs). A pontuação necessária do CAO e os requisitos de admissão para entrar na faculdade vão depender de cada instituição de ensino e o candidato deverá pagar, ainda, uma taxa de inscrição de 45 euros.
Todos os candidatos devem apresentar proficiência na língua inglesa como TOEFL, IELTS e University of Cambridge, Duolingo; ou certificado da Irish Leaving Certificate, do International Baccalaureate (IB), do US High School, entre outros. Cada qualificação dessa tem uma pontuação mínima que vai depender também de cada universidade.
O candidato deverá fazer sua inscrição on-line diretamente no próprio site da universidade e pagar uma taxa (o valor depende de cada instituição de ensino). Após a candidatura, o candidato não europeu deverá preencher os requisitos de admissão necessários, que geralmente são:
Além disso, assim que aprovado, o candidato precisará tirar seu visto de estudante (Stamp 2), que deve ser solicitado assim que ele chega ao país. Em posse dos documentos necessários (passaporte válido, carta da instituição de ensino, garantia de 3 mil euros, seguro-saúde e comprovante de residência), o estudante deverá comparecer a um escritório de imigração para tirar o visto.
Se o candidato fizer todas essas etapas, respeitar o prazo de inscrição e pagar a anuidade — diferente do Brasil, ele paga a anuidade do curso antes de começar as aulas —, então está apto para entrar em uma faculdade de business na Irlanda!
Quer saber qual a melhor empresa de tradução juramentada do mercado? Vamos recomendar uma que tem alguns dos melhores rankings do mercado, a Yellowling.
Diferentemente dos outros cursos ofertados pelas universidades irlandesas, a graduação em business costuma ser a mais “barata”. Vamos usar como base o valor de uma faculdade, que custa, em média, 18 mil euros a anuidade para os candidatos não europeus. Nesse mesmo cenário, uma faculdade de business custa, por ano, 10 mil euros. Bem mais barato, não?
Sabemos que esses valores ainda são bem puxados, já que, segundo as regras de imigração, o não europeu deve pagar o valor integral do curso antes mesmo de assistir à primeira aula, o que é bem difícil para o perfil do estudante brasileiro. Quando o candidato é nativo, o valor do curso de business custa, em média, 5 mil euros a anuidade.
No entanto, nos últimos anos, as universidades irlandesas vêm flexibilizando cada vez mais as regras para os estudantes internacionais com financiamentos, programas e bolsas de estudos. Inclusive, isso contribui para o aumento dos estudantes brasileiros nas faculdades do país.
Vale lembrar que, quanto mais qualificada é a universidade e sua localização, mais caro é o curso. Portanto, caso o seu orçamento esteja apertado, opte por uma instituição menos renomada.
Veja as 5 melhores escolas de negócios na Irlanda.
Trinity College Dublin – Trinity Business School
A Trinity Business School, na Trinity College Dublin, é uma das escolas líderes em todo o mundo e obteve o título de escola de negócios com forte influência global. Seus cursos de graduação, especialmente Global Business, são as razões pelas quais muitos estudantes internacionais se inscrevem nessa escola de negócios na Irlanda.
University College Dublin – Michael Smurfit Graduate School of Business
A Smurfit Graduate School of Business, na University College Dublin, é uma das escolas de negócios mais prestigiadas do mundo. Isso foi comprovado por sua acreditação da EQUIS, AACSB e AMBA. Se você deseja uma universidade que pretende ser globalmente competitiva em educação de negócios, essa é a universidade para você!
Dublin City University – Business School
A escola de negócios da Dublin City University é conhecida por empregar a maioria dos seus alunos na Irlanda. Tal feito credenciou a universidade na AACSB e a classificou entre as melhores escolas de negócios do mundo. Além da alta empregabilidade dos graduados, a universidade oferece diplomas de pós-graduação e incentiva seus alunos a buscar esses cursos oferecendo bolsas de estudo.
University of Limerick – Kemmy Business School
A Kemmy Business School, da Universidade de Limerick, é uma universidade onde as tradições e a inovação caminham juntas. Essa é a única escola de negócios na Irlanda que progride de forma inovadora, usando os métodos e práticas de várias tradições e culturas de diferentes países.
University College Cork – College of Business and Law
O College of Business and Law, da University College Cork, está entre as principais escolas de negócios da Irlanda por ter uma grande variedade de idiomas de ensino e passou a ser reconhecida internacionalmente por isso. Além disso, a universidade oferece diversos programas de pós-graduação que estimulam os recém-formados a buscar especializações na área.
É claro que pode! Os estrangeiros interessados na faculdade de business devem fazer sua inscrição on-line no próprio site da instituição de ensino irlandesa.
Vale lembrar que cada universidade tem um processo seletivo e prazo de inscrição diferente. Por esse motivo, o candidato precisa ficar atento às datas e requisitos de admissão.
Com a economia que mais cresce na União Europeia, a Irlanda é uma ótima opção para quem busca emprego no exterior. E como mencionamos aqui, o número de universitários estrangeiros no país não para de crescer!
Eles são atraídos pela escassez de habilidades de trabalho, razão pela qual as instituições irlandesas retêm talentos globais e servem como canais para mão de obra qualificada. Com isso, as chances de empregos aumentam para os estudantes.
Finanças, negócios e logística são áreas em alta na Irlanda, uma vez que, com o crescimento da economia local, as empresas demandam profissionais dessas áreas, independentemente do setor em que atuam. Quem leva vantagem são os estrangeiros que dominam mais de um idioma, especialmente se também tiverem habilidades com vendas ou tecnologia.
Agora que você já soube o básico sobre faculdade na Irlanda, que tal aprender mais sobre como estudar no país?
O edublin tem um ebook incrível que pode ajudar você nas suas decisões para fazer um intercâmbio universitário na Ilha Esmeralda.
Veja todos os detalhes sobre esse guia que poderá mudar a sua vida.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…