É jornalista? Talvez sua única chance na Irlanda seja trabalhar com marketing

Como um jornalista estrangeiro pode encontrar uma vaga no mercado formal irlandês? Trabalhando com marketing!

Essa é uma profissão de idealismo, de pessoas apaixonadas e curiosas. Jornalistas investigam, desbravam, comunicam, são insistentes e, a todo tempo, descobrem coisas novas — e se redescobrem. E é assim na Irlanda, onde o jornalista encontra no marketing sua nova opção de trabalho. O melhor disso tudo? Há vagas!

Marketing Digital atrai a atuação de jornalistas estrangeiros no mercado irlandês. Crédito: Depositphotos/ Rawpixel

O idioma e o visto são entraves naturais para o emprego formal, como já relatamos algumas vezes aqui do E-Dublin. Além disso, algumas certificações podem auxiliar no processo de emprego.

Embora, no caso de Comunicação, não exista um órgão regulamentador da profissão, o sistema educacional europeu requer algumas pontuações específicas para atuar, que podem ser exigidas pelo empregador, dificultando um pouco para os profissionais, que também encontram a falta de conhecimento local, cultural e outras questões. Por outro lado, a área de comunicação é muito versátil e, aliada ao marketing, pode abrir as portas da formalização.

Continua após a publicidade

Seja persistente

Marianna Carmelini Jenkins está em Dublin desde 2014. Formada em Comunicação, atuava como assessora de imprensa para grandes empresas quando decidiu investir num curso de idiomas e partiu para a Irlanda no intuito de passar, no máximo, 1 ano estudando.

Depois de se dedicar ao idioma e investir em cursos de curta duração de marketing, gestão e eventos, resolveu buscar um emprego em sua área. “Deparei-me com a questão burocrática do visto, o que me fez trabalhar um tempo como babá e em outras áreas que em nada tinham a ver com a minha”, revela.

Marianna Jenkins: depois de três anos morando em Dublin, conquistou um emprego formal e, hoje, alia marketing e jornalismo. Arquivo pessoal

Tentada a voltar ao Brasil, foi incentivada pelos antigos chefes a permanecer por mais um tempo. Um período depois, Marianna se casou e, com a mudança do visto, passou a buscar oportunidades em sua área de formação.

Foram mudanças de currículo, mais cursos e muitas entrevistas, até que ela percebeu que o jornalismo não era um caminho. “Vi que, para atuar como jornalista, seriam necessários conhecimentos locais, o que somente o tempo me daria, como relacionamento com fontes, autoridades, entre outros”, disse ela.

Um pouco frustrada, ela encontrou no coaching uma saída. “Depois de analisar meu currículo, a coach sugeriu um novo olhar, apontando para o marketing”, conta ela. Pouco depois de um mês de novas buscas, Marianna agora trabalha na Accenture. Ela fala que, além de toda a expertise, foi o português que garantiu a contratação. “Há oportunidades, mas é preciso estar aberto e se empenhar muito”, comemora.

Invista em cursos

A área de Marketing, sobretudo relacionada a TI, está em evidência na Irlanda. Especialidades como o marketing digital ganham destaque devido às redes sociais, somado aos setores de Relacionamento com o Cliente, já que a era digital promove maior interatividade com o consumidor.

Além disso, com o crescimento da economia local, outras oportunidades em marketing e setores correlacionados podem ser encontradas na indústria farmacêutica, química, de saúde, entre outros. Por isso, analise seu currículo e veja se é possível aliar expertises em uma nova proposta de trabalho — ou avalie o que lhe falta para complementar o conhecimento necessário. Então, mire nas empresas em busca de portuguese speakers. Essa pode ser a sua chance!

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Para onde viajar em novembro para o exterior?

Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…

4 de novembro de 2024

Plataformas de investimento online: as melhores em 2024

As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…

4 de novembro de 2024

O que é Movember: por que deixar o bigode crescer em novembro?

Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…

3 de novembro de 2024

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024