Como um jornalista estrangeiro pode encontrar uma vaga no mercado formal irlandês? Trabalhando com marketing!
Essa é uma profissão de idealismo, de pessoas apaixonadas e curiosas. Jornalistas investigam, desbravam, comunicam, são insistentes e, a todo tempo, descobrem coisas novas — e se redescobrem. E é assim na Irlanda, onde o jornalista encontra no marketing sua nova opção de trabalho. O melhor disso tudo? Há vagas!
O idioma e o visto são entraves naturais para o emprego formal, como já relatamos algumas vezes aqui do E-Dublin. Além disso, algumas certificações podem auxiliar no processo de emprego.
Embora, no caso de Comunicação, não exista um órgão regulamentador da profissão, o sistema educacional europeu requer algumas pontuações específicas para atuar, que podem ser exigidas pelo empregador, dificultando um pouco para os profissionais, que também encontram a falta de conhecimento local, cultural e outras questões. Por outro lado, a área de comunicação é muito versátil e, aliada ao marketing, pode abrir as portas da formalização.
Marianna Carmelini Jenkins está em Dublin desde 2014. Formada em Comunicação, atuava como assessora de imprensa para grandes empresas quando decidiu investir num curso de idiomas e partiu para a Irlanda no intuito de passar, no máximo, 1 ano estudando.
Depois de se dedicar ao idioma e investir em cursos de curta duração de marketing, gestão e eventos, resolveu buscar um emprego em sua área. “Deparei-me com a questão burocrática do visto, o que me fez trabalhar um tempo como babá e em outras áreas que em nada tinham a ver com a minha”, revela.
Tentada a voltar ao Brasil, foi incentivada pelos antigos chefes a permanecer por mais um tempo. Um período depois, Marianna se casou e, com a mudança do visto, passou a buscar oportunidades em sua área de formação.
Foram mudanças de currículo, mais cursos e muitas entrevistas, até que ela percebeu que o jornalismo não era um caminho. “Vi que, para atuar como jornalista, seriam necessários conhecimentos locais, o que somente o tempo me daria, como relacionamento com fontes, autoridades, entre outros”, disse ela.
Um pouco frustrada, ela encontrou no coaching uma saída. “Depois de analisar meu currículo, a coach sugeriu um novo olhar, apontando para o marketing”, conta ela. Pouco depois de um mês de novas buscas, Marianna agora trabalha na Accenture. Ela fala que, além de toda a expertise, foi o português que garantiu a contratação. “Há oportunidades, mas é preciso estar aberto e se empenhar muito”, comemora.
A área de Marketing, sobretudo relacionada a TI, está em evidência na Irlanda. Especialidades como o marketing digital ganham destaque devido às redes sociais, somado aos setores de Relacionamento com o Cliente, já que a era digital promove maior interatividade com o consumidor.
Além disso, com o crescimento da economia local, outras oportunidades em marketing e setores correlacionados podem ser encontradas na indústria farmacêutica, química, de saúde, entre outros. Por isso, analise seu currículo e veja se é possível aliar expertises em uma nova proposta de trabalho — ou avalie o que lhe falta para complementar o conhecimento necessário. Então, mire nas empresas em busca de portuguese speakers. Essa pode ser a sua chance!
Imagens via Depositphotos
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