Categories: Saúde

E se eu precisar de um oftalmologista na Irlanda?

Quanto custa ir ao oftomologista, oculista durante o seu intercâmbio na Irlanda?

O E-Dublin já publicou vários artigos sobre como cuidar da saúde na Irlanda. Apostar no seguro governamental ou em um plano de saúde irlandês? Já falamos sobre como funciona para ir a um dentista e sobre ginecologista para a meninas. Mas, e quanto aos olhos? O que fazer se durante o intercâmbio surgir algum contratempo oftalmológico?

A primeira notícia é que a maioria dos problemas nessa especialidade pode ser resolvida em consultas rápidas, nas muitas óticas espalhadas pelo país. No entanto, as consultas são pagas e o seguro saúde governamental não cobre esse setor.

Quanto custa ir ao oftomologista durante o seu intercâmbio na Irlanda? Crédito: Shutterstock

Na Irlanda, os atendimentos na área de saúde são diferentes dos realizados no Brasil. Aqui, quase tudo é resolvido  pelo GP (General Practitioner) – o que para nós, brasileiros, seria o clínico geral.

Continua após a publicidade

Surgiu uma emergência, onde ir?

Em Dublin, no caso de quem precisa apenas passar por uma consulta oftalmológica de rotina e não tem nenhum problema específico na visão, poderá ir diretamente a uma das inúmeras óticas espalhadas pelas cidades, dentre elas, a Vision Express ou Specsavers. Em média, as consultas custam de 30 a 60 euros. Nos hospitais públicos, mesmo nos casos de emergência, o estudante, assim como qualquer irlandês, paga 100 euros para ser atendido, independente do problema. Pisou no hospital e se registrou, prepare-se para desembolsar esse valor.

No caso de encaminhamento do próprio GP, você estará isento de pagar valores extras com exames.

Problema nos olhos

No final do ano passado, a hoteleira Cintia Salermo, de 29 anos, teve conjuntivite alérgica, uma doença causada pela falta de proteção adequada nos olhos. Na época, era funcionária de um hotel em Dublin, e teve que custear do próprio bolso as despesas com o oftalmologista. Casos como o dela são mais comuns do que se imagina na Irlanda, e visitar um especialista acaba, muitas vezes, se transformando num grande tormento.

Saiba como ir ao oculista na Irlanda. Crédito: Shutterstock

Na época que teve a conjuntivite, a Cintia não estava mais no país como estudante, porque tinha adquirido a cidadania europeia. Por isso, não contava com seguro saúde para solicitar nem mesmo uma consulta de emergência. Diante disso, não teve outro caminho a não ser pagar sozinha pela consulta. O valor da primeira foi 50 euros. “Mesmo eu dizendo para a médica que era conjuntivite alérgica, ela teimou que era bacteriana e me deu um remédio”, diz.  Duas semanas depois, teve que retornar e desembolsar mais 35 euros para que a médica confirmasse o que ela já tinha e lhe prescrevesse um novo remédio.

Lentes de contato vs. Exames

Além de fazer exames e vender óculos de grau, quem precisar comprar lentes de contato também poderá encontrá-las em qualquer loja da Specsavers e até mesmo online. Lembrando que o exame de vista para óculos ou lentes de contato é obrigatório. O exame de óculos é válido por no máximo 2 anos e o de lentes de contato geralmente para 1 ano. Na Irlanda, diferentemente do Brasil, há uma legislação onde são necessários dois exames distintos para lentes de contato ou óculos. Isso significa que seu exame de óculos não serve para comprar lentes aqui, e vice versa. Sobre os preços, depende da marca. Uma caixa para o mês pode custar de €10 a €40.

Andre Luis Cia

Jornalista com pós-graduação em Roteiro para TV e Cinema, é autor do livro Desejo de viver, que conta a história de luta, superação e de amor à vida de Eliete Gandolfi Cia, sua mãe, falecida em 2015. Profissional com 18 anos de experiência na área de comunicação, incluindo a idealização, produção e escrita de duas séries de jornalismo internacional: sonho americano e sonho italiano, e atuação em diferentes veículos de mídia do Brasil, como redações de jornais impressos, assessorias de imprensa e TV, dentre outros.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024