É tempo de carnaval em Colônia, Alemanha

Quando se trata de Carnaval, o Brasil é referência ao redor do mundo. Mesmo assim, no velho continente essa folia não passa despercebida. Principalmente quando se trata da cidade de Colônia, na Alemanha.

Aliás, por lá essa tradição é bem mais antiga do que no Brasil, sendo comemorada da mesma maneira desde 1823, quando os moradores da cidade criaram um comitê organizador. Sem falar que a festa alemã começa bem mais cedo, com o ponta-pé inicial dado anualmente às 11 horas e 11 minutos do dia 11 de novembro.

Nessa data, milhares de pessoas se dirigem fantasiadas para o centro da cidade para brindar o início da festa com bastante cerveja. Inclusive, fantasia é algo que é levado bem a sério nesse carnaval. Não há limite para a imaginação, a única regra é, quanto mais brilhante melhor. O importante é que a fantasia seja divertida e que proteja do frio.

A partir daí a Colônia fica cada vez mais animada, com inúmeros bailes sendo realizados em casas noturnas e bares.

Continua após a publicidade

O agito só dá uma pausa em dezembro, por causa do Natal, e volta com tudo em 6 de janeiro. Entretanto, assim como no Brasil, o ápice do carnaval acontece mesmo na semana que antecede a quaresma. Em Colônia esse período é chamado de crazy days e se inicia na quinta-feira anterior à quarta-feira de cinzas, quando a festa de rua é oficialmente aberta pelas três principais figuras do carnaval de Colônia: O Príncipe, O Virgem e O Fazendeiro.

A partir daí a comemoração não para, com bailes de máscaras e festas. O sábado é conhecido como “manhã para beber cedo”, quando a bebedeira tradicionalmente começa às dez e meia da manhã. No domingo há desfile no centro da cidade com escolas de samba e carros alegóricos.

Mas, o dia mais aguardado é a segunda-feira, quando turistas e a população saem às ruas mascarados e com belas fantasias para assistir ao grande desfile que percorre 6,5 quilômetros pelo centro da cidade e tem duração de três horas. Cerca de 10 mil pessoas participam dessa parada, sendo que um terço desses participantes são mulheres. Dos carros alegóricos, são lançadas flores, chocolates e doces para os foliões.

Após o desfile, restaurantes e bares dão continuidade às celebrações. Já no dia seguinte, os grupos carnavalescos fazem seus próprios desfiles. A festa se encerra na quarta-feira de cinzas, quando um jantar com peixe é tradicionalmente servido nos restaurantes.

Com tudo isso, Colônia é a cidade europeia que tem um dos maiores carnavais de ruas do continente. Vale lembrar que se você está se planejando para passar o carnaval por lá, muitos dos eventos são pagos e para não ficar de fora é importante comprar seu ingresso com antecedência. O site oficial da cidade traz mais informações sobre como adquirir o seu.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025