Apesar de ter fechado o país em longos períodos — com um dos lockdowns mais restritos da Europa — a Irlanda poderá sair de 2020 como a Economia que teve o crescimento mais rápido do mundo.
O crescimento de 11.1% no terceiro trimestre do ano foi considerado “quase um recorde” pelo jornal Irish Times.
A economia irlandesa se recuperou acentuadamente no terceiro trimestre de 2020, crescendo quase um recorde de 11,1 por cento, à medida que o afrouxamento das restrições ao coronavírus desencadeou um ressurgimento da atividade em todos os setores.
A matéria do jornal irlandês mostra que a Goodbody Stockbrokers — empresa líder em serviços financeiros — considera que a Irlanda está no caminho para ser a economia de crescimento mais rápido do mundo em 2020, com previsão de crescimento de 1 a 2% no Produto Interno Bruto (PIB), quando a maioria dos países industrializados deve registrar contração econômica.
Segundo o Central Statistics Office (CSO), no terceiro semestre houve crescimento em diversos setores como construção, distribuição, transportes, hotelaria, restauração, indústria farmacêutica e setor de TI.
Os gastos pessoais em bens e serviços aumentaram 21 por cento no trimestre em comparação com a contração de 19,1% no segundo trimestre, correspondendo ao aumento nas vendas com a retomada da atividade de consumo, quando o país saiu do Nível 5 do lockdown e entrou no Nível 3.
Não é só a imprensa irlandesa que destacou o crescimento da Irlanda. No portal Focus Economics o destaque é no PIB irlandês, que se recuperou no terceiro trimestre, registrando a melhor leitura em quase quatro anos, com 11,1%, o maior desde 2016.
Leia também: 5 fatos importantes sobre a turbinada na economia irlandesa
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…