A crise energética está afetando países europeus e as contas estão ficando bem acima do esperado. Várias empresas já aumentaram os valores cobrados por kilowatts por hora no decorrer de 2022. Por isso mesmo, é importante pensar agora em como economizar energia elétrica.
Na Irlanda, as companhias anunciaram novo aumento em outubro, algumas delas estão revendo valores pela terceira ou quarta vez no ano.
Nessa hora, muita gente está correndo atrás de economizar ao máximo a energia elétrica e existem várias formas para isso ocorrer.
Até mesmo o governo irlandês tem incentivado a população para a economia de energia e prometeu diminuir em até 15% os gastos no setor público, o que pode afetar até mesmo as luzes de Natal neste ano.
Quer saber formas de economizar energia elétrica?
Continue lendo.
O edublin escolheu 6 dicas de economia da Energy Saving Trust, organização britânica, que faz diversas campanhas para diminuição do gasto energético.
De acordo com o Energy Saving Trust, é possível economizar um bom dinheiro anualmente se você desligar os chamados “modos de espera” (ou standby) dos aparelhos eletrônicos. É aquela luzinha que fica acesa na TV ou no rádio, até mesmo no forno.
Claro que alguns deles devem ficar ligados, como wi-fi, por exemplo.
Ah, mas é chato demais ficar desligando e ligando da tomada. Já existem plugs inteligentes que desligam os aparelhos de forma automática.
Essa dica vale também para economizar gás, principalmente durante o inverno, já que muitas casas na Irlanda e em outros países europeus possuem aquecedores movidos a gás e não a energia elétrica.
Vedar as portas e janelas ajudam a manter a casa quente e não é preciso usar o aquecedor por muito tempo. Vale lembrar de outras lacunas como lareiras, por exemplo, que podem ser fechadas.
Ah, vale a pena fechar as portas de banheiros e quartos para manter os cômodos aquecidos.
Saiba mais sobre como reduzir a perda de calor em casa.
De acordo com a Energy Saving Trust, lâmpadas de LED podem economizar energia elétrica bem mais do que as lâmpadas convencionais. As casas europeias geralmente já estão adaptadas para o uso das LEDs.
Use sua máquina de lavar em um ciclo de 30 graus em vez de temperaturas mais altas. Reduza o uso da máquina uma vez por semana e com máxima capacidade.
Evite usar uma secadora para suas roupas: seque as roupas em cabides, mesmo dentro de casa, sempre que possível.
O uso de chaleira elétrica (kettle) pode ser moderado para economizar energia elétrica. Muitos de nós colocamos muito mais água do que o necessário na hora de esquentar a água. Vale colocar apenas o necessário.
Geralmente, as cozinhas irlandesas também possuem bocas de fogão elétricas. Outra forma de economia é usar apenas uma para fazer toda a refeição, diminuindo a potência quando possível.
Ligue a sua máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia para reduzir a quantidade de água que utiliza.
Agora, algumas dicas bem óbvias, mas não menos importantes e que devem ser lembradas para economizar energia elétrica:
De acordo com a Energy Saving Trust, esses são os aparelhos que mais gastam energia elétrica na sua casa:
Máquinas de lavar, lava-louças e secadoras representam 14% de uma conta de energia típica.
Geladeiras e freezers representam cerca de 13% da conta de energia de uma residência média. Por sua própria natureza, esses aparelhos precisam ficar ligados o tempo todo, então estão continuamente consumindo energia para manter uma temperatura constante.
Os chamados “eletrônicos de consumo”, de uso pessoal, representam 6% da energia gasta todos os meses. São eles: notebooks, laptops, TVs, videogames, etc.
Para economizar energia elétrica, é preciso lembrar da iluminação, que ocupa cerca de 5% da conta de energia total de uma casa média.
Cerca de 4% da sua conta de energia é gasta na alimentação de utensílios de cozinha, incluindo fogão, forno, chaleira e micro-ondas.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…