Dizem que educação vem de berço, mas quando o berço não ajuda, o sistema educacional faz sua parte e aqui na Irlanda eles tentam levar isso bem a sério.
Eu morei com uma família de irlandeses por três anos e o meu irmãozinho de 6 anos estava entrando no primário quando eu cheguei. Nessa fase do aprendizado, a escola é gratuita e aberta a todos – mesmo aos imigrantes (seja ele ilegal ou legal). Pois bem!
Educação nessa fase da vida é uma coisa compartilhada entre escola e família e, além de garantir suporte para os pequenos, as escolas também fornecem apoio para os pais.
Mesmo não sendo obrigatório, a presença de crianças abaixo dos seis anos de idade é alta. 65% dos pais irlandeses colocam seus filhos para estudar ainda aos quatro anos.
Outro fator interessante é o currículo. Além das matérias básicas que estamos acostumadas no Brasil, na Irlanda, mesmo nos primeiros anos de aprendizado, são inseridas disciplinas voltadas aos aspectos sociais e de saúde, assim como artes cênicas e esportivas.
A criança está com alguma dificuldade de acompanhar as aulas? O reforço acontece dentro da própria escola e é garantida e assegurada até suprir a deficiência da criança.
Para os pais, durante todo o ano acontecem programas educacionais para que eles possam acompanhar as necessidades de seus filhos. Os programas são gratuitos e alguns deles ainda dão um valor simbólico para incentivar a presença dos pais.
Para estrangeiros, boa parte das escolas oferecem aulas de inglês para os estudantes e também para os pais, além de cursos esporádicos para garantir que exista inclusão entre os imigrantes e a comunidade local.
Festivais de livros, festas, programas educacionais… tudo coisa da direção da escola, certo? Errado. Os pais são convidados a participar de todo o processo.
A própria escola também organiza exames de rotinas para os pupilos, campanhas de vacinação e outras de prevenção.
Problemas para arcar com o uniforme escolar? O governo fornece todos os anos um suporte em dinheiro para ajudar na compra do uniforme e material escolar.
Os professores regularmente participam de cursos de reciclagem. Esportes e artes também fazem parte do currículo desde os primeiros anos da educação Irish.
Aí a gente pensa, se metade dessas iniciativas fossem aplicadas no Brasil, será que não teríamos uma base escolar bem melhor?
Se você tem uma criança na fase escolar vivendo em solo verde, vale uma visita ao site Primary Education.
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…