Se você já visitou o interior da Irlanda pode ter se deparado com a palavra “Éire” escrita em letras garrafais, seja em campos abertos, montanhas ou praias, principalmente pela costa da República.
A palavra está em diversos lugares e escrita de maneiras diferentes, com o uso de pedras, desenhadas e esculpidas em rochas, por exemplo.
Mas por que a palavra Éire é encontrada nesses locais e o que isso significa?
Quer entender melhor esse mistério? Então senta que lá vem história.
“Éire” nada mais é que Irlanda no idioma gaélico. Podemos dizer que Éire é o verdadeiro nome do país já que Ireland seria a tradução para o inglês (e, claro, Irlanda é a versão em português).
Por isso mesmo a palavra é encontrada na Irlanda. Mas por que ela está escrita enorme e principalmente na costa do país?
Leia também: Easter Rising: a rebelião que ajudou na independência da Irlanda
Para responder a pergunta que finaliza o parágrafo anterior, precisamos voltar em 1939, quando o governo irlandês, liderado por Éamon de Valera, declarou que a República da Irlanda se manteria neutra durante a Segunda Guerra Mundial.
Sendo assim, um sinal escrito Éire era uma forma de mostrar aos pilotos de guerra que aquele era a Irlanda e não pertencia ao Reino Unido, sendo assim um local neutro que não deveria ser bombardeado.
Apesar de não participar da guerra, a Irlanda (ou Éire) acabou agindo com uma “neutralidade benevolente”, auxiliando de forma indireta as forças aliadas, permitindo que aviadores britânicos sobrevoassem o corredor aéreo de Donegal durante a Batalha do Atlântico.
Leia também: História da Irlanda — E-Dublincast
São mais de 80 locais na Irlanda onde há a histórica inscrição Éire que sinalizava o país como neutro durante a Segunda Guerra Mundial. Recentemente, após uma queimada em Bray, uma inscrição ainda desconhecida foi descoberta pela Garda, que auxiliava com seu helicóptero para apagar o fogo.
O escrito Éire ficou por muitos anos escondido debaixo da vegetação e agora foi restaurado.
Outros estão espalhados pelo país como em Dalkey, redescoberto em 2019 e também restaurado, ou em Malin Head, Co Donegal.
Leia também: O que foi o Domingo Sangrento (Bloody Sunday) na Irlanda?
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…