Notícias

Eleição 2022: embaixada brasileira planeja dividir filas no 2º turno em Dublin

Cerca de 8 mil eleitores brasileiros compareceram às seções eleitorais de Dublin no último domingo, 2 de outubro, para participar do primeiro turno das eleições 2022 do Brasil. O número é cerca de 75% do total de eleitores aptos para votar na Irlanda, um total de quase 12 mil brasileiros.

Os presentes, no entanto, precisaram esperar cerca de 3h a 4h horas para conseguir chegar até sua seção. Apesar disso, não houve casos de violência relatados.

O edublin conversou com o embaixador do Brasil em Dublin, Marcel Biato, que comentou os principais pontos da votação no país e explicou se haverá mudanças para a votação no segundo turno.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Leia também: Eleições 2022: Lula lidera na Irlanda com 78,36% dos votos

Embaixador fala sobre filas para votar no primeiro turno

Uma fila quilométrica foi formada para poder votar no dia 2 de outubro.

Da entrada da Erin School, local de votação em Dublin 1, a fila circundava o quarteirão, entre a North Great George’s Street, Parnell Street, Hill Street, Denmark Street Great e voltando para a rua da escola, onde ainda formava duas voltas.

Muita gente esperou cerca de 3h a 4h para poder votar, outros desistiram por terem compromissos de trabalho ou morarem em outra cidade.

Às 16h, uma hora antes do término da votação, segundo Biato, ainda havia cerca de 3 mil pessoas na fila. Apesar disso, segundo ele, quem aguardava conseguiu votar mesmo depois do horário.

“Foi necessário estender o período de votação. O procedimento normal nesses casos é que as pessoas que chegam até às 17h recebam uma senha e, portanto, possam votar mesmo depois do horário. É uma forma de respeitar o direito do cidadão, mas, diante do tamanho e do número, foi autorizado estender o período de votação mesmo sem a senha, até porque era humanamente impossível distribuí-las”, afirmou.

Leia também: Eleições 2022: como justificar o voto no exterior?

Segundo turno: Embaixada quer aumentar número de filas

Fila em frente à Erin School, escola de inglês que sediou as seções eleitorais. Foto: Rubinho Vitti

A Embaixada afirmou que está estudando uma forma melhor de distribuir a fila para que as pessoas esperem menos para votar no segundo turno. “Estamos empenhados em melhorar, examinando as alternativas, inclusive a possibilidade de mudar (de local), mas tudo vai depender do que acontecer nos próximos dias”, afirmou.

Segundo Biato, um dos desafios é poder organizar a fila em um espaço público. “Sofremos a limitação de estar em uma rua pública. O que vamos fazer é assegurar que, na próxima vez, nós tenhamos um sistema de dividir em maior número de filas antes de entrar no prédio.”

A ideia, segundo ele, é formar filas para cada uma das 16 seções ou agrupá-las.

“Vamos tentar organizar um sistema de barreiras para podermos, com mais antecedência, posicionar as pessoas com acesso mais fácil. Esperamos também ter um mecanismo mais ágil de identificar e atender as pessoas com mais necessidades.”

Irlanda teve menor número de abstenções no exterior

De acordo com Biato, a Irlanda foi o país com o menor número de abstenções, com um engajamento maior do que em outros países.

“Normalmente, o grau de comparecimento costuma ser por volta de 30% a 40% da lista total de eleitores no exterior. Aqui, nós chegamos a mais de 70%. De cerca de 12 mil brasileiros inscritos, votaram 8 mil, ou seja, três quartos do total. Quase o dobro da média do exterior.”

Biato, que participou ativamente de toda a organização, disse ter ficado admirado com o “entusiasmo e a motivação das pessoas”. “A eleição aqui em Dublin foi muito exitosa no sentido de que um número muito grande de brasileiros puderam exercer seu direito condicional”, enfatizou o embaixador.

Sem registro de violência

O embaixador afirmou que não houve registro de violência e que a Garda não precisou ser acionada. “O que prevaleceu foi esse sentimento de alegria, satisfação, mesmo quando dois grupos de apoiadores adversários se encontravam, o ambiente era mais de uma espécie de rivalidade amistosa e nada de violência, nenhuma agressividade — nem verbal, muito menos física.”

Marcel Biato afirmou que espera o mesmo comportamento no segundo turno. “Pedimos às pessoas que voltem a votar com igual entusiasmo e espírito cívico. Esperamos um número igual ou até maior.”

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

O que fazer em Skerries, na Irlanda: dicas para curtir um dia de sol

Skerries é uma charmosa vila de pescadores localizada a 35 minutos da capital irlandesa. Em…

23 de fevereiro de 2025

Oscar na Irlanda: como assistir à cerimônia de 2025

Como assistir ao Oscar 2025 na Irlanda: qual canal será exibido, como ver online e…

23 de fevereiro de 2025

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025