Quem mora em Dublin ou outra cidade irlandesa já deve ter percebido uma movimentação diferente pelas ruas. Uma nova eleição para escolher os representantes do Poder Legislativo vai acontecer no dia 8 de fevereiro, e os candidatos a uma vaga no congresso já estão se preparando com placas, cartazes e folhetos pelas ruas.
Em três semanas, os candidatos vão ter que mostrar o motivo pelo qual a população deve escolhê-los. Líder do Dáil (parlamento irlandês), o Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) Leo Varadkar anunciou o fechamento do congresso até a data da eleição. Segundo ele afirmou, a data de 8 de fevereiro é uma oportunidade para a próxima reunião do Conselho Europeu em março.
Leia também: Como regularizar o título de eleitor morando em Dublin?
“Temos um acordo no Brexit e na Irlanda do Norte. Nossa economia nunca foi tão forte; há mais pessoas trabalhando do que nunca, a renda está aumentando, a pobreza está caindo e as finanças públicas estão em ordem”, disse Varadkar, que também é candidato.
Atualmente, o partido de Varadkar, Fine Gael, lidera o governo. O partido Fianna Fáil é de oposição e está crescendo nas pesquisas. Vale lembrar que a Irlanda atua no sistema Parlamentarista, diferente do sistema Presidencialista no qual se encaixa o Brasil.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…