O primeiro-ministro (Taoiseach) Micheál Martin fez diversas declarações e promessas sobre a Irlanda em relação ao clima durante seu discurso na COP26, em Glasgow, na Escócia.
A conferência climática da ONU começou no domingo, 31 de outubro, e segue até 12 de novembro, reunindo as principais autoridades mundiais para discutir sobre as mudanças climáticas.
Martin disse que as mudanças climáticas são reais e que os graves impactos já podem ser vistos, por isso, para ele, os governantes precisam oferecer a liderança de que o mundo precisa com urgência.
Segundo ele, os países desenvolvidos precisam contribuir mais para resolver os problemas climáticos e têm a obrigação de apoiar os países menos desenvolvidos.
O primeiro-ministro irlandês disse que a Irlanda aceita essa obrigação e que, até 2025, o país vai contribuir com € 225 milhões por ano para auxiliar esses países.
Leia também: A Irlanda sobreviveria a um colapso global? Estudo diz que sim!
Martin ainda defendeu o Acordo de Paris, dizendo que os objetivos de reduções imediatas e em grande escala nas emissões de gases poluentes são essenciais para limitar o aquecimento a 1,5ºC, ressaltando a importância dos cientistas no desenvolvimento de tecnologias para limitar o efeito estufa.
“Como líderes políticos, é nossa responsabilidade colocar em prática as políticas necessárias. A Irlanda está pronta para desempenhar o seu papel.”
Entre as ações do país para isso, Martin destacou a promulgação de uma lei que coloca uma meta legal de redução das emissões a 51% até 2030, com o país alcançando a neutralidade climática em 2050.
A Irlanda está trabalhando em colaboração com a UE na transição verde, que tornará a Europa o primeiro continente neutro do mundo.
Para isso, haverá um sistema estatutário de orçamento de carbono e tetos de emissões para cada setor da economia.
“Se agirmos com decisão agora, ofereceremos à humanidade o prêmio mais valioso de todos – um planeta habitável.”
Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…